Agroecologia foi tema de oficina em Capinzal

Na última quarta-feira, dia 14, aconteceu na Escola da Fé, a Oficina de Agroecologia: Horta e Plantas Medicinais.O encontro, organizado pela Comissão Pastoral da Terra, foi assessorado por Lurdes e Rosalina, ambas integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina. Um dos principais objetivos do trabalho foi despertar a consciência da necessidade de produzir e consumir alimentos saudáveis. Também foi foco a motivação para o resgate das plantas medicinais para o cuidado com a saúde e o resgate das sementes crioulas.Participaram da oficina 43 pessoas, na sua grande maioria mulheres que buscavam aprimorar seus conhecimentos no cuidado com a horta para produzir alimentos sem agrotóxicos. Na parte da manhã fez-se um estudo dos temas e à tarde o grupo esteve na horta do Sr. Claudiomir Peri na comunidade de Barro Preto, onde as assessoras orientaram para a produção agroecológica.A motivação dos participantes foi tão grande que solicitaram outras atividades para aprofundarem ainda mais o aprendizado sobre esta prática. Uma Comissão foi formada para preparar a próxima atividade que deverá acontecer no dia 15 de maio.A Oficina, que é uma atividade do Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em SC, desenvolvido pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal, do escritório municipal da EPAGRI, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da AMMAC. (Com informações de Elena Casagrande)