Retomadas as obras de ampliação do sistema de captação e tratamento de água do SIMAE

Foram retomadas nesta semana as obras de ampliação do Sistema de Captação e Tratamento de Água do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE) de Capinzal. Mais de R$ 900 mil estão sendo investidos para garantir o abastecimento de água à população local pelos próximos 20 anos.A construção do novo reservatório de contato junto à sede do SIMAE, no Loteamento São Luiz, está bastante adiantada. O reservatório terá capacidade para armazenar até 160 metros cúbicos de água. Já a construção do novo prédio para a captação e tomada de água in natura, as margens do Rio do Peixe, com área de 40m², deve iniciar nos próximos dias, após a detonação de rochas que impedem a conclusão da escavação.A ampliação do sistema está sendo executada pela Construtora Cidade Alta Ltda. A obra foi iniciada na segunda quinzena de novembro e ficará pronta mos próximos meses. O investimento total é de R$ 931 mil. Os recursos são federais com a contrapartida do Município.O investimento é decorrente do termo de compromisso celebrado ainda em 2008 entre a Administração Municipal de Capinzal, o SIMAE e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), do Governo Federal. Assim que concluído, o projeto de ampliação trará ganhos consideráveis ao processo de captação e tratamento de água do SIMAE. Atualmente, o bombeamento da água do Rio do Peixe até a estação de tratamento é realizado por duas bombas de 75 CV, com capacidade de 40 litros por segundo. Ao final da obra serão ativadas mais duas bombas de 200 CV com capacidade de bombear 90 litros por segundo.O SIMAE acredita que, a partir da ampliação do novo sistema, o abastecimento de qualidade à população estará garantido pelos próximos 20 anos.