Capinzal sediou capacitação regional sobre a tipificação dos serviços socioassistenciais

Mais de uma centena de profissionais de várias cidades do oeste catarinense participaram de um curso de formação sobre a tipificação dos serviços socioassistenciais, durante esta terça-feira, dia 13, no auditório da UNOESC, em Capinzal.

A capacitação que abordou a nova forma de organização dos serviços nos municípios foi oferecida pela FECAM, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal(EGEM), e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com o apoio da AMMOC, SDR Joaçaba, UNOESC e Associação dos Profissionais de Assistência Social do Meio Oeste.

Gestores e trabalhadores da política de assistência social, conselheiros de direitos e políticas públicas, vereadores e outros profissionais da área acompanharam atentamente a explanação da assistente social, Janice Merigo, coordenadora de formação da EGEM e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, e do pedagogo Sidiney Rodrigues, gerente de avaliação e monitoramento da Secretaria de Estadual de Assistência Social.

Durante a capacitação foi apresentada e discutida a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais na perspectiva do SUAS, aprofundada a operacionalização dos serviços de acolhimento institucional com o foco na excepcionalidade e provisoriedade do afastamento do convívio familiar e comunitário e discutidos os consórcios públicos enquanto possibilidade de atendimento dos serviços da alta complexidade.

O encontro – o oitavo e último do gênero neste ano em SC – foi bastante proveitoso e muitas dúvidas puderam ser dirimidas. A Administração Municipal de Capinzal, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social, ofereceu todo o suporte necessário para a realização desta capacitação.