Grande evento marcou a comemoração dos 50 anos da Ammoc
A Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) comemorou na última sexta-feira (2) os seus 50 anos de história. O evento realizado no Clube Cruzeiro em Joaçaba contou com a presença de lideranças regionais, estaduais, federais e convidados. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, destinou R$ 50 mil às festividades, marcadas por homenagens e pronunciamentos emocionados de pessoas que ajudaram a escrever a trajetória de sucesso da Associação.
Entre elas Luiz Susin Marin, que foi prefeito de Concórdia e o presidente da Ammoc que instalou a sede fixa em Joaçaba. Ele lembrou que na época em que foi prefeito e exerceu o cargo de presidente da Ammoc, a região não possuía a mínima estrutura, nem estradas havia. “Todos os prefeitos fizeram sua parte. Uma das lutas encampadas pela Associação foi o retorno do ICMS aos municípios, que era negado na época. Todos os que passaram pela Ammoc fizeram o possível para o desenvolvimento dessa região”.
Outro convidado que fez questão de prestar a sua homenagem a Ammoc foi José Zeferino Pedroso o primeiro prefeito de Erval Velho em 1963. Pedroso destacou que depois de 17 anos, voltava a falar para a comunidade do Meio Oeste num momento de grande importância para a região, a comemoração dos 50 da Ammoc. “Esta região é a minha terra natal, fui prefeito provisório de Erval Velho e participei de várias ações encampadas pela Ammoc. Lugar onde encontrei o rumo e o meio de realizar reivindicações não só para o município que administrava, mas para toda uma região”.
E foram Marin e Pedroso que prestaram uma homenagem ao presidente da Ammoc Leonir Boaretto. Ao final de seus pronunciamentos entregaram uma placa contendo os nomes dos 13 atuais prefeitos da Ammoc. Placa que será fixada na sede da Associação marcando de forma especial as comemorações dos 50 anos da Ammoc.
O prefeito de Joaçaba Rafael Laske frisou que foi uma grande alegria estar presente ao evento, destacando o fato de ser Joaçaba e sede da Ammoc. “A Associação presta um importantíssimo serviço aos municípios, serviços de qualidade realizados por uma equipe de profissionais competentes. A Ammoc é um importante elo de ligação entre os municípios onde o que prevalece são os interesses da população regional”.
O deputado federal Jorginho Mello destacou que uma das suas bandeiras na Câmara Federal é lutar pela distribuição justa de recursos para os municípios, que é aonde as coisas realmente acontecem. “Tenho isso também em comum com a Ammoc que faz um trabalho muito importante em prol dos municípios, com bons projetos e que conta com uma excelente equipe, de pessoas comprometidas e capazes”.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa deputado Moacir Sopelsa e o deputado estadual Romildo Titon, também fizeram questão de prestar suas homenagens a Ammoc, destacando em seus pronunciamentos a importância da Associação no fortalecimento de ações em prol do desenvolvimento dos municípios. Representando o Legislativo regional a presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba Sueli Ferronato parabenizou a Ammoc pelo seu forte trabalho pelos municípios.
O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Antônio Coelho Lopes Júnior, também prestigiou o evento e lembrou que as associações dos municípios são o sustentáculo das Prefeituras, pois prestam excelente trabalho de assessoramento em todas as áreas das administrações municipais.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antonio Lorensetti, destacou a importância da Ammoc no contexto regional e estadual. “Uma associação forte, que trabalha para a qualidade de vida da população e o desenvolvimento da região, e que muito orgulha Santa Catarina”, disse.
Um cinqüentenário de lutas e conquistas
Para o prefeito de Capinzal e presidente da Ammoc, Leonir Boaretto, a realização do evento festivo foi uma forma de homenagear os que fizeram e fazem parte destes 50 anos de história. “O nosso muito obrigado aos 39 prefeitos que já estiveram à frente da associação. Todos, de acordo com a realidade do seu tempo, foram grandes líderes e fizeram o melhor pela entidade”, ressaltou.
Boaretto fez questão de destacar alguns dos principais movimentos encampados pela Ammoc ou com seu apoio como: pela instalação da Segunda Vara da Justiça Federal em Joaçaba, pela instalação da Delegacia da Policia Federal, a manutenção da Delegacia da Receita Federal em Joaçaba, pelo campus da Udesc, pela criação da Região Metropolitana do Contestado, pela reativação da Ferrovia do Contestado e Pólo de Inovação. O presidente destacou também a participação dos prefeitos nas Marchas a Brasília na luta pela justa distribuição de renda para os municípios. “São muitas as lutas da Ammoc pelo fortalecimento e desenvolvimento dos municípios em todas as áreas e nada disso seria possível sem a fundamental união que existe entre os prefeitos que integram a Associação e as demais entidades de nossa região”.
Após os pronunciamentos, os prefeitos da Ammoc e convidados fizeram um brinde aos 50 anos da Associação. Momento que também contou com corte do bolo pelo atual presidente Leonir Boaretto e a presidente eleita para gestão 2012 prefeita de Água Doce Nelci Bortolini. Depois do jantar foram entregues lembranças aos atuais prefeitos da Ammoc e homenagem aos funcionários da Associação. Também estiveram presentes no evento prefeitos e vice-prefeitos, ex-prefeitos e ex-presidentes da Ammoc, vereadores, secretários municipais, presidentes de Associações de Municípios, entidades parceiras e imprensa.
Ammoc
Criada em 1961, diante da necessidade de uma entidade que defendesse os interesses e contribuísse para a excelência da gestão pública, a Ammoc foi a primeira Associação de Municípios de Santa Catarina. No início, chegou a contemplar 37 municípios. Hoje, conta com 13: Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. Com sede em Joaçaba, a associação dispõe de uma equipe de profissionais capacitados, que prestam serviços e assistência técnica em diversas áreas. A Ammoc também representa um forte grupo de pressão política junto aos governos. O principal objetivo da entidade é fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável dos municípios associados.