Escola Bernardo Moro Sobrinho recebe prêmio destaque na Feira Estadual de Matemática
Muito se tem falado em aproximar o que se ensina na escola com o que se faz no dia-a-dia, mas nem sempre os professores tem sido capazes de realizar tal intento.
O objetivo do projeto desenvolvido pela Escola Bernardo Moro Sobrinho da Vila Sete de Julho e apresentado recentemente na Feira Estadual de Matéria, em Piratuba, foi o de aprender a utilizar formalmente o dinheiro, vivenciando experiências práticas, desenvolvendo habilidades para melhor administrar seu orçamento e melhorar o desempenho na vida econômica e social.
O projeto denominado de “Matemática do Algodão Doce: Relato de vida” foi desenvolvido pela professora Sonia Lamb a partir de uma situação real vivida por um aluno acompanhado na sala multifuncional com Atendimento Educacional Especializado(AEE).
A professora aproveitou a experiência do conhecimento do educando sobre o sistema monetário na venda de algodão doce que ele realiza diariamente, pelas ruas do bairro onde mora, para promover o ensino da Matemática. Aproximar o conhecimento matemático escolar da vivência do educando foi fundamental para a aprendizagem do conteúdo explorado, direcionando o desenvolvimento do projeto. O projeto explorou conceitos, estratégias e aprendizagens que vão além da aprendizagem acadêmica sobre o sistema monetário, aprendizagem de cunho social e gestão financeira.
O trabalho do professor voltou-se para o aluno com deficiência intelectual e se caracterizou pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.