Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo inicia na segunda-feira

A Secretaria da Saúde de Capinzal fará a partir da próxima segunda-feira, dia 08, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Poliomielite. A meta é imunizar 1.483 crianças menores de cinco anos.

As doses estarão disponíveis na Unidade Sanitária Central e nas unidades de saúde da família do Bairro São Cristóvão e dos loteamentos São Luiz e Parizotto. As comunidades do interior e os loteamentos mais distantes serão atendidos por equipes volantes. O roteiro com os locais e horários da vacinação pode ser consultado na página do município na internet – www.capinzal.sc.gov.br.

Esta segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil se estende até o dia 16 de setembro.  No dia 13 de agosto, Dia Nacional de Mobilização contra a doença, todas as unidades de saúde do município – inclusive as do interior – permanecerão de portas abertas das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

A enfermeira Luciana Mendes Rapozo, coordenadora da Campanha, orienta os pais ou responsáveis a buscarem os postos de saúde nos dias indicados para vacinar os filhos. Não há contra-indicações.

 

Sarampo

 

Simultaneamente, os profissionais da saúde também imunizarão contra o Sarampo.  Todas as crianças com mais de um e menores de sete anos devem receber a vacina tríplice viral – que protege contra a caxumba e a rubéola – independente de já terem tomado a dose ou terem sido acometidos pela doença.

Esta é a chamada campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004. Outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu em função da pandemia da gripe H1N1.

A meta é imunizar 1.767 crianças contra o Sarampo. Os pais ou responsáveis devem levar consigo a carteirinha de vacinação dos filhos para agilizar o controle.