Prefeito defende projeto para revitalização dos hospitais do meio oeste em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense

O Prefeito de Capinzal, Leonir Boaretto, presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense(AMMOC), participou no dia 08 de julho, em Chapecó, da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. O encontro, que contou com a participação do Senador Casildo Maldaner e dos deputados federais de SC, serviu para discutir as propostas e definir as prioridades da região oeste.

Na oportunidade, Boaretto apresentou e defendeu o projeto de revitalização tecnológica e estrutural dos hospitais do meio oeste catarinense. A proposta é buscar recursos, por meio de emendar parlamentar coletiva, para o fortalecimento de sete instituições de saúde que atendem a região meio oeste e são consideradas estratégicas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o relatório elaborado pela Associação de Hospitais de Santa Catarina(AHESC) e pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (FEOESC), seriam necessários R$ 19,8 milhões para promover a revitalização dos hospitais: Universitário Santa Terezinha (Joaçaba), Divino Salvador (Videira) Divino Espírito Santo (Fraiburgo), Maicê (Caçador), São Roque (Luzerna), Hélio Anjos Ortiz (Curitibanos) e Nossa Senhora das Dores (Capinzal).

Para o Hospital Nossa Senhora das Dores, o pedido é de R$ 1,5 milhões para a readequação do Centro Cirúrgico e Obstétrico. A casa de saúde é mantida há 64 anos pela Congregação Servas de Maria Reparadoras, com abrangência sobre as cidades de Capinzal, Ouro e Zortéa, com média de 48 mil atendimentos por ano.

A mesma proposta será apresentada nesta quarta-feira, dia 20, ao Governador Raimundo Colombo e ao Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, que estarão em visita à região. Boaretto está otimista quanto ao atendimento do pleito, especialmente o relacionado ao Hospital Nossa Senhora das Dores. “Estamos concentrando nossos esforços em torno desses pedidos e precisamos do apoio de todas as lideranças para vê-los concretizados” afirmou Boaretto. Quanto a solicitação concernente ao Hospital Nossa Senhora das Dores, o Prefeito de Capinzal reiterou que o estabelecimento poderá ser beneficiado com os recursos que tanto necessita por ser um Hospital de referência. “Os nossos representantes na esfera Estadual e Federal sabem que fortalecendo o Hospital de Capinzal estarão desafogando o atendimento em outras casas da região” concluiu.