Encontro de Mulheres Agricultoras de Capinzal reuniu 250 participantes

A comunidade de São Roque sediou no sábado, dia 05, o 18º Encontro Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal. O evento, organizado para comemorar o Dia Internacional da Mulher, contou com aproximadamente 250 participantes de todas as comunidades do interior.A programação iniciou ainda no período da manhã com a recepção aos grupos e a celebração religiosa. Em seguida, ocorreu a abertura oficial com a presença do Prefeito Leonir Boaretto, da Presidente da AMMAC, Jane Basei Toaldo, do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo, dos deputados estaduais Romildo Titon(PMDB) e Luciane Carminatti(PT) e de outras lideranças municipais.Simultaneamente, o Secretário Francisco Dirceu de Araújo apresentou o Projeto Arca das Letras do Governo Federal que será difundido entre as mulheres agricultoras a partir de agora através da AMMAC com o objetivo de estimular o hábito pela leitura. A iniciativa fará parte do Programa Mulher Cidadã e uma comissão será constituída para criar mecanismos de incentivo a leitura no meio rural.Posteriormente, as participantes foram brindadas com uma palestra motivacional proferida pela professora Maria Marlene Cavanus.Ao meio dia foi servido o almoço e, no período da tarde, as mulheres agricultoras conheceram o programa de visitas da Usina Hidrelétrica Machadinho, assistiram a peça “A diferença entre o Rico e o Pobre” encenada pelas associadas da AMMAC, Delci Balbinot e Ineldes Borin e participaram de atividades recreativas.O encontro foi promovido pela Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal (AMMAC) com o apoio da Administração Municipal. A Secretaria da Agricultura e Meio contribuiu com o transporte das participantes até o local do evento, a alimentação, contratação da palestrante e outras despesas decorrentes do evento.Para o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Francisco Dirceu de Araújo o investimento do Município no Encontro é uma forma de reconhecer a importância da mulher agricultora e também pelos relevantes serviços que a AMMAC presta através das parcerias que tem em alguns projetos da sua Secretaria: “A AMMAC tem sido fundamental para que possamos desenvolver projetos nas comunidades rurais como, por exemplo, o Projeto Capinzal Pela Vida, Programa Mulher Cidadã e outros como, agora, o Arca das Letras”, reconheceu Chico.