Inaugurada a Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto

A Administração de Capinzal inaugurou na última quinta-feira, dia 10, a Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto. Mais de R$ 250 mil foram investidos para ampliar o atendimento as famílias que residem no maior loteamento do Município.

O ato inaugural – inserido na programação dos 62 anos de emancipação – foi concorrido. Além dos representantes do poder público, participaram vereadores, profissionais da saúde e um número expressivo de moradores do Loteamento.

Em seu pronunciamento, a Secretária Kamille Sartori Beal confirmou que a nova unidade de saúde possui equipe própria e está equipada para prestar o atendimento necessário as famílias do Loteamento Parizotto e do Projeto Desafio. “O atendimento será normal a partir desta sexta-feira com médico, enfermeira e equipe técnica capacitada” comentou. Em breve o novo centro de saúde também oferecerá atendimento odontológico.

O Conselheiro do Programa Orçamento Participativo, Valdir Serena parabenizou a Administração Municipal por mais este investimento em sua comunidade e conclamou a população a zelar pelo novo centro de saúde.

O Prefeito Leonir Boaretto revelou dados que denotam a preocupação da Administração com a melhoria da qualidade de vida da população do Loteamento Parizotto. “No ano passado investimos R$ 840 mil na construção da unidade de saúde, na pavimentação asfáltica de três ruas e na ampliação da Escola” informou. Boaretto também revelou que a municipalidade dispõe de um projeto para a construção de um centro esportivo no Loteamento Parizotto. “Temos no orçamento uma reserva de R$ 700 mil para investir neste ginásio” concluiu.

Depois dos pronunciamentos, houve o descerramento da placa inaugural lideranças e convidados conheceram o novo empreendimento. Nesta quinta-feira, dia 17, a partir das 08h30min, será inaugurada a ampliação da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, no mesmo Loteamento.

A obra

A construção da Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto ocorreu entre os meses de junho e dezembro de 2010. A execução esteve a cargo da Andrade Construções.

O espaço – com 253 metros quadrados – é todo em alvenaria e possui salas para: recepção, local de espera, farmácia, salas para curativos/assepsia, imunização, enfermagem, espaço exclusivo para as agentes comunitárias de saúde e quatro consultórios – um odontológico e três médicos – além de ambientes complementares como sala de expurgo e central de material esterilizado. Os sanitários são adaptados para portadores de necessidades especiais.

O investimento total foi superior a R$ 250 mil. Parte dos recursos foi repassado pelo Governo do Estado e o restante, a contrapartida da Administração Municipal de Capinzal. A Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto era uma das prioridades apresentadas pela comunidade durante a audiência do Programa Orçamento Participativo(OP).