Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente retoma o Projeto Capinzal Pela Vida
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal realizou na quarta-feira, dia 02, a primeira reunião do ano do Projeto Capinzal pela Vida na comunidade de Capitel Santo Antonio. Na oportunidade os moradores debateram os problemas ambientais e definiram ações que deverão ser desenvolvidas visando, principalmente, a destinação adequada do lixo doméstico e a proteção de fontes e córregos de água.
No próximo dia 26 a comunidade fará um mutirão com o objetivo de construir um depósito para que os moradores de Capitel Santo Antonio e Barra do Pinheiro tenham onde depositar o lixo que é recolhido semanalmente. Outro mutirão deverá ser realizado no mês de março para proteção das águas com cercamento e plantação de árvores para recompor a mata ciliar de nascentes e córregos.
Para o Secretário Francisco Dirceu de Araújo, o grande mérito do Projeto Capinzal pela Vida é que ele oportuniza que a própria comunidade reflita sobre as questões ambientais locais, promove a educação ambiental, além de estimular o trabalho voluntário e coletivo em todo o município em prol do meio ambiente.
Outro fator importante citado pelo Secretário são as parcerias que sua Secretaria vem realizando com as entidades e escolas na área ambiental. “Temos uma parceria forte com a SOS NATUREZA e no interior a AMMAC tem sido uma parceira estratégica por estar organizada em todas as comunidades, o que facilita a mobilização e o encaminhamento das ações”, explicou Chico.
A próxima reunião é em Linha Gramado, no dia 08 de fevereiro, envolvendo 04 comunidades: Linha Gramado, Linha Pellizzaro, Empresa Velha e nova Beleza.