Inaugurado o laboratório do setor metal-mecânico do SENAI
Foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 29, a solenidade de inauguração do laboratório do setor metal-mecânico na Unidade do SENAI de Capinzal. O ato solene foi prestigiado pelo presidente do Sistema FIESC, Alcântaro Corrêa, pelo diretor do SENAI/SC, Sérgio Arruda, pelo prefeito Leonir Boaretto e por outras lideranças locais e regionais.
A ampliação – com mais de 450 metros quadrados – foi iniciada ainda no primeiro semestre deste ano com investimento estimado de R$ 1.200.000,00. Nesse montante está inclusa a edificação e os equipamentos necessários. O laboratório conta tornos, frezas, furadeiras e aparelhos de solda.
O empreendimento servirá para formar profissionais para o setor metal mecânico que atualmente é o segundo no movimento econômico do Município. As 17 empresas estabelecidas em Capinzal comercializam seus produtos em todas as regiões do Brasil, no Mercosul e na América Central.
A Administração Municipal é parceira na execução desta obra investindo R$ 270 mil. Em contrapartida, o SENAI disponibilizará bolsas aos estudantes atendidos pelos programas CECON/AABB Comunidade e Projovem, preparando-os para o primeiro emprego.
O novo laboratório permitirá ao SENAI ampliar em 120 o número de alunos atendidos a partir do próximo semestre de 2011. O presidente do Sistema FIESC, Alcântaro Corrêa estima que nos próximos seis anos a unidade local precisará por uma nova ampliação para atender a demanda.
O prefeito Leonir Boaretto reiterou que o poder público, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem auxiliado as empresas do setor. “Além da ampliação da unidade local do SENAI também aderimos ao Arranjo Produtivo Loca l(APL), programa do Sebrae, para incentivar as empresas desse ramo” reiterou Boaretto.