Serviço Social lança projeto para a sensibilização da causa do idoso
A Diretoria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Capinzal, desenvolverá uma programação especial com os grupos da terceira idade do município neste mês de setembro. A intenção é celebrar de maneira bastante intensa o mês dos idosos.
Na quinta-feira, dia 02, foi lançado o Projeto de Sensibilização sobre a Temática do Idoso nas dependências da Escola de Educação Básica Belisário Pena. Cinqüenta e seis alunos de sexta e sétimas séries participaram de uma palestra com a assistente social Denise Costenaro Riquetti. Diversos assuntos ligados a terceira idade foram abordados, entre eles: o envelhecimento saudável, a compreensão dos mais jovens e, principalmente, a violência física, psicológica e financeira a qual os idosos são submetidos.
Dois representantes da terceira idade – Arlindo Giacometti(Grupo de Alto Residência) e Adenis Poggere (Grupo da Melhor Idade) – deixaram seu testemunho de vida e sensibilizaram os participantes. Ao todo, 56 estudantes prestigiaram o lançamento dessa atividade.
O Projeto – parte integrante da programação da Semana da Pátria – será estendido nos próximos dias a todas as turmas do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas municipais e estaduais de Capinzal.
Ao longo deste mês, a Diretoria de Desenvolvimento Social proporcionará outras atividades aos idosos como: encontros setoriais, palestras, celebração religiosa e matinês. No dia 29 de setembro, a terceira idade terá a oportunidade de assistir a Peça Teatral Cosa Nostra, com o Grupo Os Amadores, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.
Todas essas atividades, além de celebrar o mês do idoso, também objetivam fortalecer os vínculos comunitários e familiares da melhor idade.