Projeto Capinzal pela Vida terá ações em mais duas comunidades
Moradores do Distrito de Alto Alegre e de Linha Lauro Muller participaram na quinta-feira, dia 17, da quarta reunião promovida pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Associação Municipal das Mulheres Agricultoras de Capinzal(AMMAC, para discutir o Projeto Capinzal Pela Vida. Além de discutir os problemas de ordem ambiental das duas localidades, foram também definidas ações comunitárias para melhorar as condições do meio ambiente. Dia 31 de julho, em cada comunidade, será realizado um mutirão para proteger fontes e nascentes de água, recompor as matas ciliares dos riachos e também limpar seus leitos. A Secretaria disponibilizará o material necessário – arame, palanques e mudas de árvores – e os moradores realizarão as atividades.
Os moradores reclamam ainda do lixo que é jogado a céu aberto por pessoas que não tem consciência ambiental e que os mesmos acabam poluindo riachos e entupindo bueiros. Por isso, solicitaram que a Administração Municipal providencie mais lixeiras com tampa para serem colocadas em alguns pontos da sede do Distrito. Na Linha Lauro Muller serão estabelecidos três pontos de coleta onde os moradores depositarão o lixo. Esses pontos serão cercados também em mutirão comunitário. Uma vez por mês um caminhão da empresa responsável pela coleta do lixo dará a destinação final dos resíduos sólidos.
Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araujo, o Projeto Capinzal Pela Vida, que integra as ações do Programa Agenda 21 Municipal, está conseguindo envolver o meio rural no debate e nas ações ambientais. “O objetivo é despertar em toda a população o interesse e o compromisso com a preservação do meio ambiente. E essa parceria que estamos fazendo com a AMMAC e as comunidades através desse projeto, está promovendo Educação Ambiental e incentivando o trabalho voluntário e coletivo”, afirmou o Secretário.