Produtores capinzalenses participaram da Feira Estadual da Agricultura

A cidade de Joinvile sediou entre os dias 06 e 08 de maio, a II Feira Estadual da Agricultura Familiar. O evento – promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com movimentos e associações afins – teve a participação de produtores rurais de Capinzal.A atividade, considerada a maior do gênero em SC, buscou divulgar e promover as potencialidades da agroindústria familiar do Estado. De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, professor Francisco Dirceu de Araújo, a Feira mostrou também a importância do associativismo e do cooperativismo como ferramenta para viabilizar empreendimentos que garantam qualidade e agregação de valor aos produtos comercializados diretamente ao consumidor através de feiras e casas coloniais.   De Capinzal participaram os agricultores Ivonei Maciel, Helena Mantovani e Cristiane Martinazzo representando a Associação Agro-Ecológica e a AMMAC. O grupo expôs produtos derivados de cana, massas e artesanato. O Secretário Chico Araújo, o vereador Ailton Vargas, a presidente do STR, Nair Basei e a presidente da AMMAC, Jane Toaldo também participaram do evento. O segmento jovem também se fez representar. Marciel Borin, Irianara Mantovani e Ana Paula Toaldo participaram das atividades relacionadas a juventude rural desenvolvidas pela FETAESC. Para os participantes, a Feira reafirmou a necessidade da organização coletiva dos pequenos agricultores para produzir e comercializar de acordo com as normas sanitárias vigentes. “Quem se adequar aos mecanismos de produção e de gestão poderão se dar bem. Quem insistir no método tradicional e individual possivelmente terá como resultado o abandono da atividade”, opinou Chico Araújo.A Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, deu todo o apoio para viabilizar a participação dos agricultores no evento.