Projeto Capinzal pela Vida – Ciclo de reuniões no interior inicia este mês

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e a Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal(AMMAC) farão, a partir deste mês, um ciclo de reuniões nas comunidades do interior para implementar as ações do Projeto Capinzal pela Vida. Os detalhes dessa atividade foram definidos na tarde de quarta-feira, dia 14, entre o Secretário Francisco Dirceu de Araújo e a diretoria da entidade.

O primeiro encontro está confirmado para o dia 29 de abril, às 19h, no centro comunitário de Alto São Roque. Num primeiro momento, as lideranças orientarão a população sobre os objetivos do Programa e identificarão os principais problemas da localidade no tocante as questões ambientais. Em seguida será formatado um plano de ações e discutidas as competências de cada entidade/instituição para solucioná-los.

A intenção da Secretaria é promover encontros mensais, prestigiando sempre comunidades diferentes. “Além de identificar os problemas, já vamos definir as ações necessárias para resolvê-los” reiterou o Secretário Francisco Dirceu de Araújo.

 

O Projeto

 

 

O Projeto “Capinzal pela Vida” foi lançado em 2009 pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, cujas ações contam com as parcerias da: Secretaria da Educação, escolas, COMDEMA, Epagri, SOS NATUREZA, entidades sociais, AMMAC, associações de moradores, comunidades rurais e voluntários.

Dentre os objetivos principais estão: Desenvolver ações como arborização e proteção de nascentes e fontes d’água, matas ciliares, áreas verdes, bosques e áreas degradadas; Promover a Educação Ambiental através de oficinas e ações comunitárias, além de fortalecer parcerias e incentivar serviços voluntários da população em prol do meio ambiente.

Outra atribuição do Projeto é fazer cumprir a Legislação Ambiental do Município: Lei 2.384/2002 que instituiu o “Dia Municipal do Plantio”, a Lei 2.863/2009 que instituiu o Fundo Municipal do Meio Ambiente e a Lei 2880/2009 que instituiu o Programa Agenda 21 Municipal.