Gripe A – Capinzal tem a maior cobertura vacinal do meio oeste

A Secretaria da Saúde de Capinzal retomou na manhã desta segunda-feira, dia 05, a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Os números são animadores. O Município tem a maior cobertura vacinal da AMMOC.

De acordo com os dados divulgados na sexta-feira, dia 02, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde, Capinzal foi o único município do meio oeste a imunizar 100% das crianças maiores de 06 meses e menores de 02 anos e o segundo, na Regional de Joaçaba, no ranking da vacinação das gestantes.

Até a quinta-feira, dia 01, a Secretaria da Saúde já havia imunizado 502 crianças contra a nova gripe. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 459. Em relação as gestantes, a cobertura chegou a 69,60%. Já foram vacinadas 174 de um total de 250 grávidas. Na região, a média está em 52%.

Capinzal está atrás apenas de Celso Ramos que já imunizou 75% das gestantes.

Também foram imunizadas 402 pessoas portadoras de doenças crônicas. Desse total, mais da metade estão na faixa etária dos 40 aos 59 anos. Desde o dia 08 de março, Capinzal já vacinou 1.290 pessoas.

Para a enfermeira Luciana Rapozzo, coordenadora da campanha, os bons índices estão sendo obtidos graças à confiança da população e ao apelo da Secretaria. “Apesar dos índices, temos que continuar trabalhando e as pessoas precisam comparecer comparecendo a Unidade Sanitária Central para receber as doses” comentou.

 

Prorrogação

 


O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira, dia 01, a prorrogação da vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos até o dia 23 de abril. Estes grupos faziam parte da segunda fase da campanha que seria encerrada na semana passada. Segundo o Ministério, a prorrogação deu-se por causa do feriado da Semana Santa, que afastou muitas pessoas dos grupos determinados para receber a vacina.

A prorrogação para o público da segunda fase acontece concomitantemente à vacinação da terceira fase, que abrange as pessoas entre 20 e 29 anos. Esse grupo deve ser imunizado também até o dia 23 de abril.

Para serem imunizadas, as pessoas devem procurar a Unidade Sanitária Central de Capinzal levando consigo um documento de identificação. A Secretaria disponibiliza 07 profissionais em tempo integral para atender a população.

A última fase dessa campanha acontece entre os dias 10 e 21 de maio, e atinge as pessoas de 30 a 39 anos. Esse grupo não faz parte da relação de risco apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas foi incluída pelo governo brasileiro por apresentar números significativos de casos da doença na pandemia de 2009.