Seminário debateu a inclusão dos produtores da agricultura familiar na merenda escolar

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal, com o apoio da Epagri e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promoveu no sábado, dia 12, um seminário para tratar da inclusão dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar. O encontro ocorreu no Centro Social São Francisco de Assis e contou com a participação de pelo menos 80 produtores.

A nutricionista Keli Bazzo, coordenadora da Merenda Escolar, expôs aos participantes sobre o funcionamento do Programa no âmbito municipal, as quantidades adquiridas e a origem dos produtos utilizados na merenda. Dentre os dados apresentados alguns chamam a atenção. Por exemplo: mensalmente são adquiridos 1600 litros de iogurte, 1000 de leite, 150 quilos de feijão, 450 de arroz, 200 dúzias de ovos, 400 quilos de bolacha, 300 de macarrão, mais de 6 mil unidades de pães de 50 gramas, entre outros. Em sua grande maioria, os produtos são adquiridos através de licitação no comércio local e tem por origem outras regiões do país.

Em seguida, o secretário Francisco Dirceu de Araújo fez uma ampla explanação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) e sobre a lei que determina que a partir de 2010 pelo menos 30% dos produtos utilizados na merenda tenham por origem a agricultura familiar. De acordo com o secretário, só neste ano o Governo Federal liberou R$ 233 mil para aquisição destes alimentos.

O agrônomo Vilmar Rech orientou os produtores a se organizarem em associações e a iniciar um processo sistematizado de produção e comercialização desses produtos. “Nosso Município tem um potencial muito grande de produção. Basta os agricultores se mobilizarem e aproveitarem as oportunidades” comentou.

Para o secretário Chico Araújo, mais que atender um dispositivo legal, o poder público quer valorizar os pequenos produtores locais melhorando a sua qualidade de vida. “Se tivermos a oferta dos produtos poderemos adquirir até 100% dos alimentos da merenda da agricultura familiar” enfatizou.

A meta é adaptar o cardápio da merenda escolar a realidade do município e utilizar outros produtos alternativos cultivados pela agricultura familiar. Após o seminário, os convidados participaram de uma assembléia organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Os interessados em participar do programa reúnem-se novamente nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 13h30min, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a fim de discutir a seqüência do projeto.