Município assegura a manutenção do Programa de Educação de Jovens e Adultos

O Município de Capinzal continuará apoiando o Programa de Educação de Jovens e Adultos no próximo ano. A garantia foi dada pelo prefeito Leonir Boaretto na manhã desta quarta-feira, dia 02, durante reunião com os representantes do setor no Município.

O encontro realizado no Centro Administrativo contou com a participação do Secretário da Educação, Marcio Silva, da Diretora Geral do CEJA de Joaçaba, Dirlene Parisotto, da coordenadora da Educação de Jovens e Adultos(EJA) de Capinzal, Lilia Gotardo, professores e representantes da Associação de alunos, funcionários e mestres do educandário.

Entre os assuntos pautados para a audiência o que mais chamou foi a manutenção das atividades da Educação de Jovens e Adultos para 2010. Boaretto reiterou que o Executivo vai manter o convênio com o Governo do Estado, porém buscará alternativas para reduzir as despesas.

O Programa foi instituído em 1994 graças à parceria da Administração de Capinzal e o Governo do Estado. O Município contribui integralmente com oito servidores – incluindo professores e equipe administrativa – e custeia praticamente 70% do valor do aluguel. O Estado disponibiliza servidores e custeia o restante das despesas com aluguel. A decisão do Poder Público agradou as lideranças presentes ao encontro.

A Educação de Jovens e Adultos de Capinzal atende atualmente há mais de 500 alunos nos níveis de alfabetização, ensino fundamental e médio. A maioria dos alunos não teve a condição de freqüentar os bancos escolares durante a infância ou a adolescência e por isso, busca o aperfeiçoamento através da modalidade oferecida pela EJA.