APAE resgata a tradição do filó
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal promoveu no sábado, dia 26, no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, em Engenho Novo, a II Noite do Filó. O evento artístico-cultural procurou resgatar a tradição dos primeiros colonizadores italianos que chegaram à região.
A programação musical iniciou por volta das 20h e incluiu as apresentações do Coral Ítala Mia e do Grupo de Danças Amizade da terceira idade. O Grupo Folclórico Stella de Pietra, da cidade de Itá, animou os convidados com o melhor do cancioneiro popular.
Os convidados também tiveram a oportunidade de degustar diversos pratos da culinária italiana como: sopa de agnoline, caldo de feijão, galinha em molho, fortaia e outros embutidos. Tudo regado a um bom vinho colonial. Destaque para a polenta gigante, com mais de 50 quilos, que foi preparada e servida durante a festa.
Os recursos arrecadados com a II Noite do Filó serão aplicados na revitalização da estrutura física da Escola Especial Vanda Meyer. Atualmente, o educandário atende mais de 110 estudantes portadores de necessidades especiais.
A APAE e a Escola Especial Vanda Meyer agradecem a participação da comunidade e o envolvimento voluntário de muitas pessoas da sociedade. Graças a união de esforços, o evento mais uma vez atingiu seus objetivos.