Capinzal realizou mutirão para o plantio de árvores as margens do Rio Santa Cruz
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal juntamente com a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, Associação SOS Natureza, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente(COMDEMA), Associação Municipal de Mulheres Agricultoras(AMMAC), Epagri e estabelecimentos de ensino realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 21, um mutirão para o plantio de árvores junto ao Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, em Engenho Novo.
Cerca de quinhentas mudas de plantas frutíferas foram lançadas à terra as margens do Lajeado Santa Cruz, com o objetivo de recuperar a mata ciliar.
A ação voluntária em favor do meio ambiente contou com a importante colaboração das escolas: Viver e Conhecer, Vilson Pedro Kleinubing(Loteamento Parisotto), Mater Dolorum, Belisário Pena, São Cristóvão, Colégio Carlos Drummond de Andrade e da Educação de Jovens e Adultos(EJA).
A atividade foi organizada com a finalidade de marcar o Dia da Árvore e também para atender a Lei Municipal 2.384/2002 que instituiu o Dia 21 de setembro como o “Dia Municipal do Plantio”.
Durante a abertura do evento o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo lançou o Projeto “Capinzal Pela Vida” que tem como principais objetivos: promover a participação popular e das entidades na construção de políticas públicas e ações ambientais; integrar ações do Programa Agenda 21 Municipal, cuja Lei 2.880 foi sancionada naquela oportunidade pelo Prefeito Leonir Boaretto e fomentar o trabalho voluntário em prol do meio ambiente no âmbito municipal.
O Projeto Capinzal pela Vida prevê reuniões comunitárias com a participação do poder público, das entidades ligadas ao meio ambiente e da sociedade em geral para debater os problemas de cada localidade e a busca de soluções para os problemas emergenciais. “Vamos buscar uma conscientização que resulte em atitudes e ações em favor do meio ambiente”, avisou o Secretário.