Novos conselheiros tutelares de Capinzal estão sendo capacitados

Tomam posse no próximo dia 18 de setembro os novos conselheiros tutelares de Capinzal. Os eleitos no pleito da última sexta-feira, dia 04, estão sendo preparados para o exercício da função.

 

O curso de capacitação iniciou na quarta-feira, dia 08 e se estende até esta sexta, dia 11, na Câmara de Vereadores. São mais de 30 horas/aula com a participação de profissionais de várias áreas.

 

No primeiro dia, os futuros conselheiros receberam as orientações sobre os aspectos funcionais e administrativos do Conselho Tutelar através da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisela Nara Martins. As psicólogas Ivani Almeida e Rejane Giongo transmitiram orientações sobre os aspectos psicológicos da função e a advogada Ana Paula Santos Moretto abordou as atribuições e as posturas que devem ser observadas pelos futuros conselheiros.

 

Durante a quinta-feira, dia 10, a Promotora de Justiça Karla Bárdio Meireles Menegotto repassou as participantes os procedimentos que o Ministério Público adota para auxiliar o Conselho Tutelar nas atividades diárias. Já a assistente social Denise Riquetti apresentou os projetos sociais desenvolvidos com as crianças e adolescentes do Município.

 

Na sexta-feira, dia 11, o trabalho será coordenado pelo advogado e mestre em Direito Público, André Karst Kaminski, membro da Procuradoria Geral da Prefeitura de Porto Alegre(RS). Ele abordará as questões burocráticas e os procedimentos que devem ser adotados pelos novos conselheiros.

 

A partir da segunda-feira, dia 14, os futuros conselheiros passarão por um estágio prático. O acompanhamento será realizado pelos atuais conselheiros tutelares do Município.

 

A solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares está programada para às 08h, do dia 18, no Centro Administrativo Municipal. Serão empossados por um mandato de três anos os seguintes profissionais: Patrícia Diane Webber, Márcia Margarida Santos, Roseli Fátima da Silva, Carina Ligia Tavares Pereira e Francieli Dambrós.

 

O processo para eleição e capacitação dos novos conselheiros foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a supervisão do Ministério Público.