Prefeito sanciona lei que dá nova denominação ao Museu Historio de Capinzal
O prefeito Leonir Boaretto sancionou na última semana, a lei municipal que dá nova denominação ao Museu Histórico Municipal. Com a aprovação do ato, o espaço passa a ser oficialmente denominado de Museu Histórico Municipal Vitor Almeida em homenagem ao advogado e historiador falecido recentemente.
A proposição teve origem no Poder Legislativo, através de projeto de lei de autoria da bancada de sustentação à Administração Municipal, integrada pelos vereadores Senair Bressan, Moisés Lopes, Ailton Vargas, Andevir Isganzella e Carlos Adriano Zocoli. É o reconhecimento do poder público ao principal historiador de Capinzal falecido em 26 de junho do corrente.
Advogado respeitado, Almeida atuou em Capinzal desde 1965. Como político exerceu a função de presidente do Legislativo Municipal em três oportunidades: 31/01/73 a 04/02/75; 01/02/77 a 01/02/79 e 01/02/81 a 02/02/83.
O maior legado deixado por ele foi para a história de Capinzal. Durante 37 anos, Dr. Vitor se dedicou a pesquisa e ao registro dos fatos marcantes do Município. Produziu uma dezena de obras relatando os pormenores da colonização, do cotidiano, da população e da política local. Apenas quatro foram publicadas.
A última, “Tesouros Enterrados”, foi lançada no dia 16 de abril de 2008. Grande parte do acervo disponível no Museu Histórico de Capinzal foi doada por ele. Em 16 de outubro de 2007, Vitor Almeida foi homenageado com o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores de Capinzal.
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes providenciará a devida identificação do Museu, que em breve será instalado em novo endereço.