COMDEMA analisa a lei que instituiu o Fundo Municipal do Meio Ambiente
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente(COMDEMA) de Capinzal reuniu-se na quinta-feira, dia 27. Na oportunidade o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo apresentou aos conselheiros o conteúdo da Lei Municipal 2.863 de 22 de julho de 2009 que institui o Fundo Municipal de Meio Ambiente e que produzirá efeitos a partir de 01 de janeiro de 2010. O fundo era uma reivindicação do COMDEMA e irá financiar projetos ambientais no Município.
Segundo o presidente do COMDEMA, Marcelo Lago através desse Fundo poderão ser obtidos recursos provenientes de multas e sanções penais ligadas ao meio ambiente e de dotações orçamentárias para serem utilizadas no financiamento de projetos ou programas de preservação, conservação e recuperação ambiental.
No encontro, os participantes analisaram o Plano de Saneamento Ambiental que será realizado em Capinzal e as questões relacionadas a qualidade da água. Também foram agendadas algumas reuniões com o Ministério Público e outras instituições.
Capinzal pela Vida
O Secretário Chico Araújo aproveitou para apresentar o Projeto “Capinzal pela Vida” que pretende implantar na Secretaria em parceria com o Conselho e outras entidades para recuperar matas ciliares. Chico pretende lançar o projeto dia 21 de setembro, Dia da Árvore, realizando um mutirão no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro para complementar a mata ciliar do Rio Santa Cruz na extensão que margeia o Parque. “Vamos implantar esse projeto fazendo o dever de casa que é repor a mata ciliar de riachos que passam por terrenos públicos. Em seguida vamos fazer levantamentos nas comunidades e na medida do possível, junto com os moradores definir ações para resolver os problemas ambientais mais cruciais” afirmou o Secretário.