Definidas as próximas ações do Projeto Crescer
Realizada na tarde da última quinta-feira, dia 06, em Capinzal, mais uma reunião entre os representantes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, SEBRAE e COAFAM(Cooperativa da Agricultura Familiar) para definir as próximas ações do Programa Crescer. O foco é a capacitação dos produtores de leite do Município.
No encontro foi discutida a metodologia que será aplicada pelos consultores do SEBRAE para orientar os associados da COAFAM no tocante a produção, gestão e comercialização do leite.
No próximo dia 19, os técnicos apresentarão às lideranças da Cooperativa e da Secretaria uma proposta concreta para melhorar a produção e a lucratividade das propriedades. A implantação do sistema de Pastoreio Voisin, considerado o mais avançado em termos de pastagem para o gado leiteiro, foi visto com bons olhos pelas lideranças. A preocupação maior é em relação aos altos para a sua implantação.
Para o Secretário Francisco Dirceu de Araújo, os produtores que forem aderir ao projeto e aplicarem as novas técnicas terão grandes avanços na produção e na comercialização do leite e ainda poderão aplicar os conhecimentos para a gestão do restante da propriedade. “O que o Projeto CRESCER está propondo é exatamente o que estávamos buscando em termos de novas tecnologias e processos para podermos dar um salto de qualidade no processo produtivo e criar as condições de baixar custos de produção, agregar valor aos produtos e preparar nossos agricultores” comentou o Secretário. Chico Araújo exemplificou: “para fornecer alimentos de qualidade para a merenda escolar, para as feiras e para o Programa de Compra Direta do Governo Federal, tendo a partir daí uma vida melhor na agricultura”.
A Administração Municipal de Capinzal está investindo R$ 26.160,00 na execução do projeto.