Capinzal desenvolve Etapa Municipal da CONAE

Na noite de quarta-feira (08) foi realizada, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a primeira etapa da Conferência da CONAE com a participação de representantes da comunidade capinzalense. O evento contou com aproximadamente 300 (trezentas) pessoas.

Em Capinzal a CONAE vem sendo desenvolvida com base nas orientações recebidas da Comissão Regional através da Sra. Rosangela Parizzi, realizando-se estudos do Documento Base o qual foi construído pela Comissão Nacional da CONAE como subsídio para os debates em todas as etapas da Conferência. O documento apresenta propostas de políticas públicas educacionais a serem implantadas no país.

O estudo do documento base enviado pelo MEC ocorreu na sala de reuniões da secretaria de Educação, Cultura e Esportes contando com a participação dos membros da comissão organizadora municipal e a participação de todos os gestores da rede municipal de ensino, totalizando 28 pessoas.

Os membros da Comissão Organizadora Municipal são representantes de diversas entidades de nosso município, sendo importante destacá-las: Conselho Municipal do FUNDEB, COMED, CMDCA, professores, servidores da educação, representantes da APAE, das secretarias municipais de educação, agricultura, infraestrutura, saúde e administração, JCI, LIONS, Pastoral da Juventude, Gestores da Educação Básica e Superior, Conselho Tutelar, ACIRP, AMPECO, CDL, Educação de Jovens e Adultos, Associações de Pais e Professores.

Os debates, pautados no documento referência, restringiram-se aos eixos temáticos IV que trata da Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, e VI Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Foram realizados seis encontros em um total de 24 horas de estudos da Comissão Organizadora Municipal.

Para o Secretário de Educação de Capinzal, Marcio Antonio da Silva, “A realização da Assembléia é importante para o desenvolvimento da educação do país e o município de Capinzal está engajado com a causa”.

A conclusão da Conferência acontece na segunda-feira (13), a partir das 19 horas no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.