Plano Municipal de Habitação de Capinzal ficará pronto em agosto

A elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social(PMHIS) de Capinzal está na reta final. A Andrione Jr. Construções – empresa vencedora da licitação – pretende concluir a última etapa do projeto até o final do mês de agosto.

O Plano, que objetiva identificar as carências habitacionais da população capinzalense, começou a ser elaborado em novembro do ano passado. A primeira etapa consistiu na realização de reuniões setoriais, na cidade e no interior, com as famílias interessadas a fim de expor a metodologia do projeto.

Num segundo momento foram aplicados os questionários a esse contingente familiar com a finalidade de identificar as reais necessidades do Município. Mais de 2.400 pessoas responderam as questões formuladas. Os dados foram tabulados e com base nestas informações a empresa desenvolveu o diagnóstico oficial do PMHIS de Capinzal.

O relatório final foi submetido à apreciação popular, em audiência pública, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, na primeira quinzena de junho, e aprovado sem restrições. O material foi entregue por representantes da Andrione Jr. à assistente social Priscila Prévidi, responsável pelas ações do setor no Município, na semana passada.

Neste mês também foi constituído o Conselho Municipal de Habitação para acompanhar, sugerir e fiscalizar as políticas públicas empreendidas no campo habitacional.

A quarta e última etapa do Plano de Habitação de Interesse Social de Capinzal já está sendo desenvolvida. Trata-se da identificação de alternativas que possam auxiliar o Município na solução dos problemas detectados durante a elaboração do diagnóstico. A previsão é que este levantamento esteja concluído até a segunda quinzena de agosto.

A partir do término do PMHIS, o Município terá condições exatas de quantificar e qualificar o déficit habitacional existente” afirmou Ivanir Barreto Schmidt, representante da empresa. O próximo passo será a captação de recursos que possam minimizar sensivelmente as necessidades.

Até dezembro, como determina a legislação, o Município deverá protocolar o Plano junto ao Ministério das Cidades e iniciar os contatos para a obtenção de recursos a esfera federal.