Solenidade marca os dez anos do Corpo de Bombeiros de Capinzal
Realizada na noite de quinta-feira, dia 28, a solenidade alusiva aos dez anos de fundação do Corpo de Bombeiros de Capinzal. O ato foi marcado pela apresentação dos novos soldados e bombeiros comunitários e também pela entrega oficial de viaturas e equipamentos.
A solenidade contou com a participação do comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel Álvaro Maus e de dezenas de lideranças políticas e comunitárias dos municípios do meio oeste catarinense.
No principio do cerimonial foram apresentados quatro novos bombeiros militares recém formados no Centro de Ensino do CB em Florianópolis. Os soldados Celso Cristóvão Azevedo de Souza, Felipe Bressan, Amandio de Souza Vaz Neto e Pedro Benato Morosini concluíram o curso com mais de 1.500 horas de duração e foram integrados ao Pelotão de Capinzal na segunda quinzena de maio. Também foram apresentados quatro novos bombeiros comunitários: Sônia de Almeida, Silvia do Carmo dos Santos, Ademir Machado. O treinamento destes teve uma média de 220 horas/aulas. Todos foram brindados com lembranças oferecidas pelas Câmaras de Vereadores de Capinzal e Ouro.
Posterior a apresentação dos novos bombeiros, ocorreu a entrega de viaturas e equipamentos adquiridos com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros(FUNBREBOM) nos anos de 2008 e 2009. Foram apresentados oficialmente a comunidade: uma viatura Camionete Mitsubishi 4X4, um barco inflável com motor de popa de 15 HPs, um veículo Furgão IVECO, um equipamento proporcionador de espuma e um ventilador de pressão positiva para atendimento de incêndios, dois equipamentos de respiração autônoma, cinco conjuntos de proteção individual, uma tesoura para o desencarceramento de vítimas e uma maca ribanceira para o resgate de vítimas. O valor investido supera a casa dos R$ 300 mil.
Em seu pronunciamento, o Comandante Álvaro Maus afirmou que o Pelotão de Capinzal é um dos mais bem equipados do Estado. Os investimentos constantes em viaturas e equipamentos de resgate o tornam um dos mais ágeis do Estado. “Àqueles que precisaram do nosso atendimento ao longo dessa década certamente perceberam a evolução do Pelotão” afirmou.
De acordo com o Sargento Jones Scaravonatti, atual comandante do destacamento, a estrutura hoje existente é suficiente para oferecer um atendimento a altura do que as comunidades de Capinzal, Ouro, Zortéa e os demais municípios de sua jurisdição precisam.
O Município de Capinzal foi representado pelo Secretário de Administração e Finanças, Edson Cassiano. O prefeito Leonir Boaretto estava participando da Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Joinvile, e o vice Sérgio Helt recupera-se de tratamento de saúde. Cassiano se reportou as várias ações que foram empreendidas no final da década de 90 para viabilizar a implantação do Corpo de Bombeiros. Enalteceu o apoio das entidades, em especial do Lions Clube, e da sociedade em geral que doaram materiais de construção e mão de obra para erguer o empreendimento. Fez menção ao trabalho do radialista Ademir Pedro Belotto que coordenou a campanha dos donativos. “O projeto do Corpo de Bombeiros prosperou graças a união de toda a sociedade” comentou Cassiano. O ex-prefeito Nilvo Dorini representou o Deputado Romildo Titon na solenidade.
Ao final da sessão, as administrações municipais de Capinzal, Ouro e Zortéa promoveram a entrega de placas comemorativas aos 10 anos de fundação ao Sargento Jones Scaravonatti. Também foi homenageado o servidor da Receita Federal de Joaçaba, Paulo Heberle.
Os números
De acordo com dados apresentados na solenidade, ao longo dos 10 anos de fundação, o Corpo de Bombeiros de Capinzal atendeu a mais de 18 mil ocorrências – média de cinco por dia – e realizou mais de 10 mil vistorias. Atualmente, o Pelotão conta com efetivo de 12 bombeiros militares (no princípio eram apenas sete), cinco bombeiros civis profissionais cedidos pelas prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa, 12 bombeiros comunitários em atividade e mais 138 pessoas capacitadas pelo programa institucional do Corpo de Bombeiros.
Até o final do ano, o comando pretende encaminhar a revitalização da sede do Corpo de Bombeiros e colocar em operação uma nova viatura para atendimento de urgências e emergências.