Estiagem obriga Capinzal a também decretar situação de emergência
O Município de Capinzal decretou situação de emergência no fim de semana. A falta de chuva está comprometendo a produção de leite e falta água inclusive para o consumo humano em algumas propriedades do interior.
A decisão foi tomada na sexta-feira, dia 08, em reunião no Centro Administrativo Municipal, entre representantes do poder público e da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
De acordo com os dados apurados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente existem perdas consideráveis na produção de leite já que as pastagens secaram por falta d´água. Várias propriedades do interior também convivem com a falta de água para o consumo animal e inclusive para o consumo humano. A distribuição de água potável está sendo feita pelo Município e pelo Corpo de Bombeiros desde sexta-feira, dia 08.
O relatório completo com os prejuízos gerados pela estiagem está praticamente concluído e nas próximas horas será encaminhado a Defesa Civil de Santa Catarina. “Vamos em busca de recursos do Governo Estadual e até do Governo Federal para tentar amenizar o problema enfrentado especialmente pelos nossos agricultores” comentou o secretário Francisco Dirceu de Araújo.
O Decreto de Situação de Emergência auxiliará inclusive os produtores rurais a prorrogar junto as casas bancárias eventuais financiamentos contraídos na véspera do plantio da última safra.
O Município de Capinzal, através das Secretarias de Agricultura e Infraestrutura, continuará atendendo as famílias que necessitam de água. Os pedidos deverão ser feitos diretamente no Escritório Municipal de Agricultura ou pelo telefone (49) 3555 41 45. Mais de uma centena de propriedades já foram atendidas pelo poder público desde que a estiagem atingiu a região.