Ministro da Pesca visitou Capinzal
O Ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin e o superintendente do órgão no Estado, César Cerutti visitaram Capinzal na quinta-feira, dia 30, com o objetivo de entregar oficialmente uma retroescavadeira à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e apresentar os programas de incentivo a piscicultura que estão em andamento no país. Além das lideranças locais, participaram do evento, na Câmara de Vereadores, prefeitos, vices, vereadores, secretários e diretores de vários municípios da região.
Na oportunidade, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo entregou uma solicitação de convênio para subsidiar horas-máquinas para construção e limpezas de açudes. O Ministro pediu que o Município instituísse um programa de piscicultura para viabilizar esta parceria. Em seu pronunciamento o Secretário, o prefeito Leonir Boaretto e o Presidente do Legislativo, Senair Bressan, agradeceram o Ministro pela destinação do equipamento.
Em seguida, Gregolin expôs os diversos programas desenvolvidos em seu Ministério, mas afirmou que a piscicultura enfrenta alguns gargalos que precisam ser superados.
Durante a exposição de suas idéias, Gregolin arrancou risos dos participantes ao confirmar que foi sócio, no final da década de 80, do agrônomo da Epagri, Vilmar Reck, atualmente lotado no Escritório de Capinzal. A sociedade, constituída com mais dois profissionais da área, ocorreu no município de Coronel Freitas com o objetivo de produzir tomates. “Acabamos falindo porque por duas vezes seguidas a tempestade destruiu nossas estufas, acabando com a produção”, contou Gregolin.
Outra história que contou foi a da enchente de 1983, quando ele estava em Capinzal e Ouro, realizando um trabalho com alguns agricultores e ficou ilhado depois que as pontes foram destruídas pela força da água.
Quem ficou satisfeito com a visita do Ministro foi o Secretário Chico Araújo: “Convidamos o Ministro para visitar nosso município quando estivemos em Brasília com o Vereador Andevir Isganzella no inicio de abril, e, hoje dia 30, Ele está aqui. Estamos satisfeitos com essa visita” disse Chico.
Outro que estava feliz de se encontrar com seu ex-sócio e agora Ministro é o agrônomo Vilmar Reck. “Estou orgulhoso de revê-lo, hoje, como Ministro. Sempre foi um batalhador. O conheci lutando pela construção do PT no Oeste do Estado, e naquela parceria que fizemos há aproximadamente 20 anos para produzir tomates, ele era quem mais pegava no pesado. É muito bom ver um amigo como ele exercendo um cargo do primeiro escalão do governo federal. Ele merece”, sentenciou Rech.