Secretaria da Agricultura lança o Programa Ação Rural
A Administração Municipal de Capinzal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, lançou no domingo, dia 26, no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, em Engenho Novo, por ocasião da XXII Feira do Gado Geral, o Programa Ação Rural (PAR).
Na prática, o Programa cria a prestação de serviços dentro das propriedades rurais com máquinas pesadas como: trator de esteira, retroescavadeira, pá-carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão basculante, com preços subsidiados.
O Ação Rural também aumenta o número de horas subsidiadas da patrulha agrícola mecanizada. Segundo o secretário Francisco Dirceu de Araújo, atualmente 20 horas de serviços da patrulha numa propriedade custam ao agricultor R$ 712,80. Pelo novo programa, as mesmas 20 horas custarão R$ 514,80, uma redução de 28% ou 50% do valor de mercado.
No domingo, durante o lançamento, o prefeito Leonir Boaretto assinou o Projeto de Lei que, após receber parecer jurídico, será encaminhado à Câmara de Vereadores para análise e votação. Junto com o Projeto, a Secretaria encaminhará um anexo com parecer favorável do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Chico Araújo fez questão de destacar o apoio que a agricultura do Município vem recebendo do governo federal que liberou recentemente recursos e um equipamento para as patrulhas. Também enalteceu o empenho do prefeito Leonir Boaretto e do vice Sérgio Helt em viabilizar o Programa. “É uma reivindicação antiga dos agricultores. Agora, a um custo de produção mais barato, poderão realizar os serviços de infraestrutura na propriedade e melhorar as condições de trabalho, diversificar a produção e agregar valor aos produtos” concluiu.