Conselho de Desenvolvimento Rural aprova proposta de gestão da patrulha agrícola

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural(CMDR) de Capinzal realizou mais uma reunião de trabalho na última terça-feira, dia 24, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na ocasião, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo apresentou aos conselheiros a proposta de alteração da quantidade e dos valores das horas subsidiadas da patrulha agrícola. Também submeteu a análise a proposta de regulamentação da prestação de serviços da patrulha de máquinas pesadas que está sendo implantada por sua pasta.

Entre as mudanças sugerias para a patrulha agrícola, destaca-se o aumento de 10 para 20 horas subsidiadas, ao preço de 13 litros de óleo diesel por hora, para cada unidade familiar. Atualmente os agricultores têm direito a 10 horas ao preço de 10 litros/hora. Outra vantagem da nova proposta é em relação ao número superior a 20 horas, que atualmente custa ao agricultor o valor de 36 litros de óleo, e que passará a custar 20 litros/hora.

Já a proposta de regulamentação da patrulha de máquinas pesadas terá três faixas de preços e deverá variar de acordo com o equipamento. A referida patrulha será composta por: trator de esteira, retroescavadeira, carregadeira e caminhão basculante.
Após duas horas de análise e debate, os conselheiros reconheceram o esforço do prefeito Leonir Boaretto, do vice Sérgio Helt e do próprio Secretário e emitiram parecer favorável. O aval permite que a Secretaria de Administração proceda a partir de agora a elaboração do projeto de lei, com as devidas alterações, e o encaminhe para a apreciação do Legislativo.

“Com o apoio do prefeito Boaretto, do vice Sérgio e do Governo Federal, estamos fazendo um grande esforço para, apesar da queda na arrecadação, prestar um serviço cada vez melhor ao nosso agricultor” conclui Chico Araújo.