Município assume a emissão da Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)

A Secretaria Municipal de Agricultura de Capinzal constituiu na primeira quinzena do mês de outubro deste ano, a Unidade Municipal Cadastral (UMC) para cadastrar e expedir a Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Até então, a responsabilidade para a emissão do documento era exclusiva do Sindicato Rural.Os proprietários dos terrenos rurais devem procurar esta Unidade para se certificar se o imóvel está ou não cadastrado junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. A Unidade é responsável pela expedição gratuita de todas as vias do CCIR. Para cadastrar os novos imóveis, o proprietário deve comparecer a Secretaria de Agricultura munido da fotocópia da carteira de identidade e do CPF e também de uma certidão atualizada do terreno. A consulta sobre a situação do imóvel rural é feita rapidamente pela internet. Quanto ao cadastro, um formulário especial é preenchido e enviado simultaneamente para análise na sede regional do INCRA, em Florianópolis.A Unidade de Capinzal está autorizada a cadastrar imóveis com até 72 hectares. Acima disso, o técnico preenche o formulário de pessoa, estrutura e uso e encaminha diretamente ao INCRA.    O atendimento da UMC ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min, junto ao Escritório Municipal de Agricultura, na Rua Alexandre Thomazzoni, no centro de Capinzal. O trabalho está sendo coordenado pelo técnico Leimar Bernardi.