Município assume turmas de pré-escolar que estavam vinculadas ao estado

Capinzal, a exemplo dos demais municípios de Santa Catarina, assumirá a partir de 2009, todas as turmas da educação infantil, modalidade pré-escolar, que estão vinculadas à rede estadual de ensino. Atualmente a responsabilidade por atender esses alunos, na faixa etária dos quatro e cinco anos, está dividida entre Município e Estado.Em razão dessa mudança, a Secretaria Municipal de Educação promoveu recentemente reunião com os diretores das escolas Belisário Pena, Ivo Silveira (Alto Alegre), Mater Dolorum e São Cristóvão, onde funcionam essas turmas, para regulamentar os encaminhamentos para o próximo ano letivo.

Ficou acordado que as escolas da rede pública estadual continuarão realizando as matrículas para 2009. O Município ocupará as salas cedidas pelos estabelecimentos disponibilizando professores e todo o aparato pedagógico necessário. Anteriormente, por conta de convênios, a Secretaria já oferecia a merenda e o transporte escolar.

Atualmente, essas turmas de pré-escolar atendem aproximadamente 160 alunos. A expectativa para o próximo ano letivo é que esse número aumente consideravelmente.Os pais ou responsáveis dos alunos que já freqüentam a pré-escola ou dos novos alunos devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua casa que ofereça essa modalidade de ensino para providenciar a matricula dos filhos.

De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Maria Lucinda Corcetti, a tendência num futuro não muito distante é de que a responsabilidade pela educação básica nos níveis educação infantil e ensino fundamental passará a ser de responsabilidade dos municípios.