Inaugurado o novo centro cirúrgico do Hospital nossa Senhora das Dores de Capinzal

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, dia 27, o novo centro cirúrgico, a maternidade e central de materiais esterilizados do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal: um marco significativo para a saúde do município e região. A obra, iniciada em 2011, finalmente, depois de anos de desafios e investimentos, está à disposição da comunidade.

A solenidade iniciou no Centro Social São Francisco de Assis com a presença da direção e colaboradores do Hospital, autoridades dos municípios conveniados, como Capinzal, Ouro, Zortéa e Campos Novos, do Bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Frei Mário Marquez, do Pároco Frei Justino Felix Stolf, além de outras lideranças regionais. O Governador Jorginho Mello foi representado pela assessora Glaucimara Johan da Motta.

A construção do complexo começou em 2011 e recebeu o aporte de diversas emendas parlamentares, entre elas, dos ex-deputados Romildo Titon e Reno Caramori. Entre 2014 e 2018, o projeto ficou paralisado e só foi retomado com recursos próprios do município. Em 2020, a pandemia da COVID-19 interrompeu novamente o as obras. No entanto, em 2021, uma emenda de R$ 1.900.000,00 da Deputada Estadual Ana Paula Silva (Paulinha) possibilitou a conclusão do centro em setembro de 2023.

O empreendimento inclui duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação pós-cirúrgica com três leitos, sala da enfermeira, dois postos de enfermagem, sala de repouso para a equipe, três salas para a Central de Materiais Esterilizados, três DMLs, dois expurgos, três banheiros para colaboradores e equipe médica, um quarto para preparo de pacientes, uma ampla sala de espera, dois banheiros sociais, uma sala administrativa, dois quartos para partos humanizados, sala para equipamentos e macas e duas copas.

A nova ala da maternidade recebeu a denominação de “Centro Obstétrico Dr. Paulo Roberto Gonçalves do Nascimento”, uma homenagem póstuma ao profissional que atuou no Hospital Nossa Senhora das Dores durante 32 anos, como ginecologista e obstetra, além de ter exercido a função de diretor técnico.

Uma estrutura separada abriga a Central de Gases, distribuída em dois andares. A subestação com gerador, no valor de R$ 410.000,00, foi financiada por uma emenda do ex-deputado estadual Cesar Valduga, garantindo fornecimento de energia para todo o Hospital em casos de emergência.

O prefeito Nilvo Dorini enfatizou a significância desta conclusão, tendo em vista as inúmeras dificuldades enfrentadas ao longo destes anos. Ele enfatizou que as resoluções obtidas para a concretização do espaço foram alcançadas em razão do empenho dos agentes envolvidos através de um único propósito, poder viabilizar meios e formas de atender a população, visando garantir a saúde e a condição do bem-estar de todos.

O total de investimentos estaduais, por meio de emendas parlamentares, foi de R$ 3.200.000,00, com uma contrapartida de aproximadamente R$ 2.800.000,00 do Hospital. Entre móveis, utensílios e equipamentos necessários para a conclusão da obra, o investimento total ultrapassou R$ 6.000.000,00.

A nova estrutura promete aprimorar o atendimento médico na cidade, oferecendo serviços de qualidade e ampliando a capacidade de atendimento à população.