Secretaria da Saúde começa a imunizar os grupos prioritários contra a gripe

Iniciou nesta segunda-feira, dia 23, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza H1N1). A imunização se estenderá até o dia 1º de junho, sendo que no dia 12 de maio haverá o Dia D de Vacinação quando todos os postos de saúde atenderão até às 17h sem intervalo.

 

A vacina contra a gripe da rede pública é trivalente, protege contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B. É composta de vírus inativados, dessa forma não causam a doença.

 

As doses estão sendo destinadas aos grupos prioritários como: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe e portadores de doenças crônicas (diabéticos, cardíacos, doenças respiratórias, pessoas com baixa imunidade, doenças de rins, entre outras patologias) – Os portadores de doenças crônicas devem apresentar atestado médico atual que descreva sua doença ou condição crônica, ou seja, do ano de 2018. Mesmo os pacientes que já tinham o atestado dos anos anteriores precisam apresentar novo atestado.

 

Capinzal

 

No município de Capinzal, as vacinas estão disponíveis na Unidade Sanitária Central das 7h30min às 11h30 e das 13h às 17h. Já nas unidades de saúde da família do Bairro São Cristóvão e os loteamentos Parizotto e Lar Imóveis a disponibilidade vai até às 16h. Na unidade do Loteamento São Luiz estará disponível apenas no dia 12 de maio.

 

A Secretaria Municipal da Saúde fará um roteiro de vacinação no interior. No dia 07 de maio será na comunidade de Barro Preto. Dia 08 na Vila União. Dia 09 no Distrito de Alto Alegre e dia 11 em Lindenberg, somente no período da manhã.

 

Os interessados devem portar consigo a carteirinha de vacinação, carteira de identidade, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e os doentes crônicos a prescrição médica.

 

Quanto mais pessoas vacinadas houver na comunidade, menos pessoas doentes de gripe haverá, e dessa forma a circulação dos vírus influenza será menor. Isso significa que mesmo se você não está vacinado, está protegido pois um grande número de pessoas ao seu redor está imunizado” orientou a enfermeira Tailana Bazzo, coordenada da campanha de vacinação.

 

Meta

 

A meta da Secretaria é imunizar pelo menos 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários. Em Capinzal, a expectativa é imunizar: 1.347 crianças, 185 trabalhadores na saúde, 240 gestantes, 39 puérperas e 2.141 idosos.