Lançamento do Livro Capinzal, Cidade do meu Coração

A noite do dia 14 de setembro foi uma data especial para a secretaria municipal da educação, cultura e esportes de Capinzal, pois foi concretizando o sonho da publicação do livro “Capinzal, cidade do meu coração”.

A publicação do livro tornou-se uma realidade graças à parceria da Prefeitura Municipal de Capinzal com o Consórcio Machadinho e a Tractebel Energia.

Varias pessoas convidadas estiveram presentes no evento, onde muitas delas deram sua contribuição na construção do livro, que retrata um pouco da história e da geografia e cultura de nosso município.

Constituindo como um instrumento pedagógico para os alunos e professores do 4º ano do ensino fundamental o livro se destina também à aqueles que tenham interesse em pesquisar e conhecer sobre Capinzal.

O projeto elaborado no ano de 2013 obteve o aval da Tractebel Energia e do Consórcio Machadinho em junho de 2014, a partir da assinatura do convênio com a Prefeitura de Capinzal, estabelecendo o financiamento do livro e a contrapartida do município, mas foi somente em março de 2015 que se iniciou a construção dos textos do livro, a análise de materiais já elaborados pelos professores sobre o município, recolhimento de fotografias antigas, reuniões com coordenadores pedagógicos para estabelecer a seleção de conteúdos a serem abordados no livro, a coleta e inserção de depoimentos de pessoas que vivenciaram momentos históricos de Capinzal, além de fotografias de paisagens de nosso município.

O trabalho foi orientado pelo secretário municipal da educação, cultura e esportes, Israel Boniek Gonçalves e teve a coordenação de pesquisa de Izolete dos Santos Riqueti.

A capa do livro foi elaborada pela professora/artista Eliane Rosa Garcia e foram criados 3 personagens com o objetivo de interagir com as crianças enquanto vão realizando seus estudos.

O livro está estruturado em duas unidades, sendo a primeira Geografia – que localiza Capinzal no mundo, as paisagens capinzalenses e as atividades econômicas de nosso município.

A segunda unidade trata da História de Capinzal, desde a vida cotidiana dos primeiros moradores, hábitos e costumes de tempos antigos, como nosso município foi crescendo e transformando no que é hoje.

Encerra com os símbolos de Capinzal – nosso hino escrito pelo padre Mathias Michelizza em 1934 e a bandeira desenhada por Mirna Markus em 1976.

Os textos do livro tiveram por base depoimentos de pessoas da comunidade, aqui destacamos:

– Sra. Noemia Eva Caliari Sartori;

– Sr. Antoninho Sartori;

– Sra. Noemia Dalapascoa Helt;

– Sra. Laurete Côas;

Pesquisas realizadas por professores de história: Márcia Melotto, Izolete Riqueti, Adriana Toaldo e Noemi Tonini; além dos livros e pesquisas do historiador Vitor Almeida.

Algumas fotos atuais foram gentilmente cedidas principalmente por Tania Lima, Caçadores de Imagens – Junior Cassiano Gotardo e Julio Cesar Gotardo, Thiago Dambrós, entre outros.

As fotos antigas foram cedidas principalmente por Maíra Feijó Almeida, a partir do acervo de seu pai – o advogado e historiador Vitor Almeida.

O livro também possui crônicas de escritores de nossa terra: Maria Helena Bazzo, Euclides Riquet e Ana Schirley Fávero.

O livro é uma obra demuitas mãos, com objetivo de contribuir para a educação de nossos alunos, para que possam conhecer e amar cada dia mais nosso espaço, nossa terra, nossa Capinzal – a cidade do nosso coração.

Para o Prefeito de Capinzal, Sr. Andevir Isganzella, “o livro é uma excelente contribuição pedagógica para a formação da identidade de nossos alunos capinzalenses, que a partir deste material terão informações e um conhecimento especial sobre Capinzal, pois foi um livro preparado com muito carinho”.

Todos os colaboradores do livro receberem seu exemplar, que foram entregues pelo prefeito Andevir, vice-prefeito Farias, o secretário de educação Israel Boniek e o Sr. Roberto Deboni, diretor do Consorcio Machadinho.

Lista dos colaboradores homenageados:

Eliane Rosa Garcia

Loiri Barbieri

Ana Schirley Fávero

Elisangela Bagnolin

E todos os diretores das escolas de Capinzal.

A secretaria de Educação agradece a todos que tornaram possível a realização do livro “Capinzal, cidade do meu Coração”.