Viver e Conhecer comemora a parceria entre APP da escola, Administração Municipal e Consórcio Machadinho.

Na tarde do dia 6 de agosto, esteve na escola o representante do Consórcio Machadinho, o Sr. Luiz Paulo Mafioletti, o Prefeito municipal, Sr. Andevir Isganzella, o vice-prefeito Sr. Wilson Farias, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Sr.  Renato Markus,  Karla Brugger, chefe do  departamento de Meio Ambiente, a diretora de ensino Izolete Riqueti,  Gisela Martins, diretora administrativa,  representando a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a equipe gestora  da escola,  Sirlei G. Rosa, diretora  e coordenadoras,  o presidente da APP, Edilson Falavigna, o tesoureiro  Valcidei Helt, alunos representando o  Grêmio Estudantil, o Grupo Ambiental  e as vereadoras mirins, a professora de informática Nathana Schneider Slonki representando os professores e funcionários para  oficializar o convênio  mediante assinatura do prefeito, do representante do consócio Machadinho e da coordenadora Adriana Surdi Martinelli (representante da escola neste projeto).

Com a implantação do Grupo Ambiental COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida) em dois mil e treze, os projetos e programas ganharam força e estão contribuindo significativamente para a formação de uma cultura de proteção do meio ambiente e busca pelo  uso sustentável dos recursos naturais.

O projeto “Utilizando a água na escola com sustentabilidade” tem como ações práticas a substituição das torneiras pelas de fecho automático e a instalação do sistema de captação da água da chuva do telhado do ginásio de esportes. Estas ações trarão economia de água e aproveitamento da água da chuva para uso na limpeza do pátio evitando o desperdício de água tratada. Futuramente outros usos estão previstos com esta água armazenada.

O grande valor do projeto também está na vivência dos alunos e da comunidade escolar de uma forma possível de economizar este recurso tão preciso, pois certamente poderá estimular a instalação deste sistema nas casas, pequenas indústrias e outros.

Também é importante ressaltar a abordagem de conteúdos interdisciplinares possíveis que serão trabalhados com criatividade e responsabilidade da equipe gestora, professores e funcionários, pois os valores do investimento, a economia gerada e o processo de funcionamento farão parte do currículo dos alunos do Viver e Conhecer.

Agora, então é organizar os recursos e concretizar mais este projeto, um marco para a escola. A equipe do Viver e Conhecer se mostra satisfeita com a concretização da parceria entre o Consórcio Machadinho, APP da escola e a administração municipal.

Faz parte da história da escola o compromisso de estar sempre inovando programas e projetos que promovam educação ambiental.