Homenagem ao homem do campo marca a 16º Festa do Agricultor

A Administração Municipal de Capinzal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EPAGRI e AMMAC realizaram a 16º Festa do Agricultor que teve inicio no dia 26 de junho com o tradicional jantar colonial no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

No sábado dia 27 de Junho, realizou-se o matinê da terceira idade no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, e no domingo dia 5 de julho aconteceu a tradicional festa do agricultor com uma extensa programação, que contou com a presença do Deputado Estadual Cesar Valduga e demais representantes políticos da região.

A Administração Municipal em honra e reconhecimento ao homem do campo presenteou 35 agricultores com um troféu destaque econômico para agricultura familiar nas categorias com e sem integração. O troféu é um símbolo da valorização do trabalho realizado pelas famílias rurais que produzem alimentos saudáveis contribuindo com o movimento econômico do município.

Este evento anteriormente era realizado junto à feira multissetorial Expovale. No ano de 2015 a comissão organizadora definiu juntamente com a administração municipal e entidades fazer a entrega do troféu destaque econômico junto a festa do agricultor.

Outro momento importante deste evento foi à homenagem aos agricultores (as) indicados pelas suas comunidades como moradores que nelas residem por maior tempo. “Nossa gratidão a você que compartilhou conhecimento e dedicação na construção e organização de sua comunidade, na formação das pessoas e das famílias, arando a terra, lançando as sementes e colhendo os frutos do seu trabalho que muito contribuiu no desenvolvimento do município de Capinzal”. (Frase fixada no troféu destaque).

Na oportunidade, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais também homenageou dois associados de cada município de sua abrangência que por maior tempo são associados ao sindicato.

O Prefeito Andevir Isganzella no uso da palavra homenageou e parabenizou a todos os agricultores, alguns deles que ajudaram a construir suas comunidades, igrejas, escolas e principalmente suas famílias enfrentando todas as dificuldades e hoje permanecem nelas e continuam contribuindo para o nosso município.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Renato Markus sente-se honrado em representar essa secretaria “Aqui mostra quem realmente é o agricultor de Capinzal, podem não ser os maiores produtores que hoje estão sendo homenageados, mas com certeza são os melhores” disse Renato. Agradeceu toda a equipe em especial a Nair Basei Diretora de Agricultura, a Carla Brugger Chefe do Departamento do Meio Ambiente e ao Vilmar Reck extensionista da EPAGRI que se dedicaram para que este evento fosse um sucesso.

Para encerrar, todo público presente se divertiu com o matinê animado pela banda Porto do Som, que reuniu um grande público e abrilhantou o evento.