Ação de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
De acordo com informações do Site do Ministério do Trabalho os dados do IBGE apontam para aproximadamente 24 milhões de Pessoas com Deficiência no país, (conforme Decretos n°3.298/99 e n°5.926/04 considera-se deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade), porém grande parte dessas pessoas não circulam nas ruas, locais públicos de lazer, cultura e escolas. Tal situação resulta em baixa escolaridade deste segmento, dificuldade de inserção social e comunitária e, principalmente, a não inserção no mercado de trabalho.
Com o intuito de promover esta socialização, o SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Capinzal dispõe de uma Ação de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, realizando atividades tais como: Cadastro de Pessoas com Deficiência no Sistema, cadastro para vagas de trabalho de Pessoas com Deficiência, captação de vagas para Pessoa com Deficiência, identificação e visita as empresas que precisam cumprir a lei de cotas, avaliação do fluxo de atendimento às Pessoas com Deficiência no SINE, realização de reuniões com Setor de Recursos Humanos das empresas.
O comparecimento de pessoas com deficiência até o Posto do SINE pode disponibilizar da possibilidade de colocação no mercado de trabalho quando tiverem vagas ofertadas pelas empresas que conforme a Lei n° 8.213, de 24 de julho de 1991, Art. 93 com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas na seguinte proporção: até 200 empregados 2%, de 201 a 500 3%, de 501 a 1.000 4% e de 1.1001 em diante 5%.
Para se cadastrar o trabalhador pode comparecer ao Posto do SINE que se localiza na Rua XV de Novembro, nº 350, Casa do cidadão, Centro de Capinzal, das 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00 horas de Segunda a Quinta-feira e das 7:30 as 11:30 horas na Sexta-feira, com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF, Currículo com Foto.
Esse cadastro representa o currículo básico do candidato e fica arquivado no banco de dados do Sistema, devendo ser atualizado cada trimestre. No momento do cadastro, o trabalhador já recebe uma carta de encaminhamento para entrevista e avaliação na empresa se houver alguma vaga compatível com o seu perfil e interesse.
Para a empresa se cadastrar basta encaminhar a vaga disponibilizada através do email capinzal@sine.sc.gov.br, contato pessoalmente no Posto do SINE ou pelos telefones (49)3527 9555 e (49)3527 9556, preenchendo as exigências e benefícios do cargo a ser oferecido, bem como dados da empresa como CNPJ, endereço, telefone e responsável. A divulgação das vagas é feita com o comprometimento da empresa em mantê-las atualizadas e informar ao SINE sobre a contratação ou não (motivos) dos trabalhadores encaminhados, bem como o retorno das Cartas de Encaminhamento assinadas para arquivamento.
Com o a realização desta ação de inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho propõe-se permitir atender a empregabilidade dos mesmos de forma integrada, articulada e sustentável, tanto para a empresa quanto para o profissional, proporcionando assim um resultado benéfico para a sociedade.