Capinzal realiza três importantes oficinas setoriais do Plano Diretor
Nesta segunda-feira (30), o Plano Diretor de Capinzal teve três oficinas setoriais realizada no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. A intensificação dos problemas socioambientais, como a urbanização acelerada, o crescimento demográfico e sua desigual distribuição, o consumo excessivo de recursos não renováveis, a contaminação tóxica dos recursos naturais, o desflorestamento entre outras situações tendem a ser amenizados dentro do contexto que o Plano Diretor oferece.
Pela manhã o encontro foi voltado à área rural que seus representantes elaboraram as pré-propostas do Plano Diretor sendo algumas delas; afastamento de cercas, afastamento de reflorestamento nas divisas entre terrenos entre outras diversas propostas para as principais estradas do interior.
Durante a tarde, o encontro foi marcado por representantes do comércio, indústria, construções civis, prestadores de serviços e profissionais liberais que também apresentaram suas pré-propostas para a área urbana, como a criação de novos bairros, os zoneamentos que definem as zonas comerciais, industriais e residenciais, a criação das áreas de expansão urbana e também as regras que serão estabelecidas para as construções em cada zona.
A noite, a oficina foi aberta ao público em geral, onde foram validadas algumas propostas pré estabelecidas durante a tarde e sugerido novas. Compareceram vereadores, secretários, diretores, representantes religiosos, associação de moradores e outras lideranças.
Cada oficina elegeu delegados que terão a tarefa de discutir estas propostas com as suas respectivas bases, aperfeiçoando e até mesmo modificando-as se houver necessidade.
A participação do público mostra o interesse da comunidade em tornar Capinzal uma cidade melhor para se morar. Seja ela através de paisagens, respeito com o meio ambiente, respeito entre vizinhos e o mais importante, contribuindo cada vez mais para uma cidade mais desenvolvida e sustentável.
O coordenador da equipe técnica Francisco Dirceu de Araújo, se mostra satisfeito com o andamento das propostas para o Plano diretor, junto com a atual administração todos os esforços por uma nova visão e planejamento da nossa cidade é algo que se desencadeia há certo tempo.
O Prefeito Andevir Isganzella que acompanhou todas as oficinas também se mostrou satisfeito com o andamento das pré-propostas e reforça seu compromisso com a comunidade capinzalense.