Mais sete famílias são beneficiadas pelo Programa de Habitação Rural em Capinzal

Aconteceu no último dia 27 de março, na comunidade de Vila União, a solenidade de entrega das chaves, e uma bela festa de confraternização envolvendo as 07 famílias agricultoras de Capinzal e Distrito da Barra do Leão que através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal foram beneficiadas pelo programa do governo federal "HABITAÇÃO RURAL – MINHA CASA MINHA VIDA", na modalidade de construção de casa nova. O benefício também contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Diretoria de Desenvolvimento Social.

A confraternização foi realizada na casa da beneficiada Aurora Sarmento. Além das famílias beneficiadas, participaram o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Vilmar Mantovani, a diretora de Desenvolvimento Social Elena Casagrande Rech, que atuou como técnica executora do projeto social, a presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e coordenadora do Departamento de Meio Ambiente Nair Basei, o coordenador administrativo Francisco Dirceu de Araújo que na solenidade representou o prefeito Andevir Isganzella, a assessora de imprensa Tânia Lima, a irmã Ilse, o gerente da Caixa econômica Vilmar Parizotto e o extensionista da EPAGRI de Capinzal Vilmar Rech.

O grupo assinou contrato com a Caixa Econômica Federal no dia 25 de março de 2013, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal, e ao longo das construções tiveram a assistência e acompanhamento do Sindicato e da técnica executora do projeto social. Foram sete encontros onde foram tratados diversos assuntos sobre a qualidade de vida dos agricultores.

O Sindicato também contou com o apoio da SOS Sustentar de Chapecó, empresa que foi a executora dos projetos.

A Equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal parabeniza todos os beneficiados e agradece todas as pessoas e entidades que foram parceiras neste programa que envolveu sete famílias do Município.

PROGRAMA DE HABITAÇÃO RURAL MINHA CASA MINHA VIDA

O que é o programa?

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Grupo I, concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ao beneficiário (pessoa física), agricultor familiar ou trabalhador rural, organizados por uma Entidade Organizadora, para a aquisição de material de construção, para a construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural.

 

A quem de destina?

Pessoas físicas, trabalhadores rurais e agricultores familiares, com renda familiar bruta anual máxima de R$ 15.000,00, considerado o valor total da renda rebatida indicada na DAP, no campo Total do item 6; e, que comprovem seu enquadramento no PRONAF, mediante apresentação da DAP, em um dos seguintes grupos: "A – Beneficiários do PNCF"), "B", "C" ou "V".

São também beneficiários do Programa e se enquadram como agricultores familiares: pescadores artesanais, extrativistas, silvícolas, aqüicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.

Modalidades

Aquisição de Material de construção para construção, conclusão ou reforma/ampliação de UH rural.

 

Entenda o programa

Criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares e trabalhadores rurais e abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes.

Os recursos para produção da unidade habitacional são oriundos do OGU e são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora.

O valor das propostas/intervenções individuais é definido pela EO, para análise e aprovação pela equipe técnica da CAIXA, observados os requisitos constantes neste normativo.