Profissionais da saúde participam de treinamento em Barretos-SP
Um grupo com cerca de 40 profissionais de saúde de Santa Catarina participou de 26 a 28 de fevereiro, de um treinamento promovido pelo Hospital do Câncer de Barretos-SP, para atuar junto à unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos, que estará cumprindo um roteiro pelo estado a partir do próximo dia 19, com chegada prevista em Capinzal no dia 28 de março.
Capinzal esteve representado em São Paulo por um grupo de profissionais da secretaria de saúde e desenvolvimento social e por integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
No primeiro dia de treinamento foi abordado o tema Humanização, quando o grupo foi participado da trajetória do Hospital até os dias de hoje, onde atende praticamente pacientes de todos os estados brasileiros.
Em um segundo momento foi esclarecido sobre a captação de recursos e das dificuldades enfrentadas, principalmente por adotar um modelo de trabalho baseado em atendimentos 100% gratuitos e diferenciado, baseado no amor e solidariedade.
No mesmo dia foi realizado um trabalho especificamente voltado ao dia em que a carreta estará no município, que precisa ser de muita atenção, organização e foco nos pacientes que necessitam de exames que serão realizados de cólo de útero, próstata e pele, pelo número elevado de casos na região.
Na oportunidade foi destacada a importância do local onde será colocada a carreta, bem como da preparação estrutural que necessita de instalação elétrica e hidráulica, assim como uma triagem dos pacientes que irão fazer os exames, já que no caso dos exames de pele, por exemplo, o médico não é dermatologista e irá avaliar o paciente conforme fotos enviadas anteriormente (teledermatologia).
"Em alguns casos, o paciente chega para ser atendido com uma lesão, mas o médico acaba encontrando outras que necessitam também serem retiradas", afirma a enfermeira.
O dia finalizou com uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata e algumas orientações referentes ao pré-exame, ou seja, não andar a cavalo, bicicleta, moto e não ter relações sexuais dois dias antes do exame.
Durante a viajem a equipe também realizou uma visita ao IRCAD – Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica – nesta quinta-feira, dia 27, local criado em 1994, no Hospital Universitário de Estrasburgo, França, a fim de concentrar maior prevenção ao câncer digestivo, melhorar o diagnóstico precoce da doença e implementar novas estratégias terapêuticas.
O encerramento ocorreu na sexta com entrega de certificados e uma visita especial a ala infanto-juvenil do Hospital de Câncer de Barretos. Este era o momento mais esperado por todos. O grupo observou que o clima era de festa, pois o ambiente estava enfeitado com motivos de carnaval e a música apropriada para o momento. Aos poucos, o silencio foi tomando conta de todos que se emocionavam ao ver pessoas tão pequenas passando por problemas tão grandes aos olhos de todos.
Pelos corredores, muito colorido e diversão, com lanchonete e brinquedos, além de um cineminha particular para as crianças. No meio do prédio, um jardim com cadeiras e borboletas gigantes grudadas pelas paredes.
O local se transforma com o objetivo de dar uma melhoria na qualidade de vida daqueles que passam pela doença.
A avaliação do treinamento foi extremamente positiva e mais do que foram buscar, os profissionais de saúde receberam uma lição de vida.