Seminário tratou do Plano Municipal da Agricultura de Capinzal

Seminário realizado nesta quinta-feira, dia 25 de julho, tratou da elaboração do Plano Municipal de Agricultura de Capinzal.

Com o objetivo de planejar os próximos quatro anos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal, juntamente com o Conselho Municipal de Agricultura e EPAGRI, está elaborando o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. Este planejamento deverá nortear as ações da Administração relacionadas a agricultura, nos próxiomos 4 anos.

Durante o mês de março deste ano, o Conselho Municipal de Agricultura esteve reunido discutindo algumas ações.

Nos meses de maio e junho, foram realizadas reuniões nas comunidades do interior onde foi avaliado o trabalho desenvolvido, oportunidade em que os agricultores puderam apresentar propostas para melhorar ainda mais este serviço. Estes encontros aconteceram nas comunidades de Linha Gramado; Alto Alegre; Vila União; Linha Alto Residência; Alto São Roque; Lindenberg e Capitel Santo Antonio.

As propostas elencadas nas reuniões, foram avaliadas no seminário realizado na quinta-feira, (26), coordenado pelo consultor rural José Edivaldo, que esteve discutindo o futuro agrícola do município, na companiha dos delegados eleitos nas comunidades, representates do Conselho Municipal de Agricultura, e das Secretárias de Saúde, Educação e Infraestrutura.

O coordenador fez uma leitura positiva do seminário que propôs um debate aberto das questões relacionadas a agricultura do município onde foram apontadas as prioridades que serão incluídas no plano municipal.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal, Renato Markus, destacou a importância da participação das demais Secretarias, na atenção as famílias rurais. "Ao contrário do que se ouve, o agricultor não precisa só de estradas boas, eles presisam além da infra-estrutura, educação e saúde de qualidade, para que posam se manter nas propriedades oferecendo uma vida digna a suas famílias", disse o secretário.

A Diretora de Agricultura de Capinzal, Nair Basei, informa que a partir desta sexta-feira, (26), será formalizado este plano e a execução depende de viabilidade econômica. Algumas ações serão executadas imediatamente e outras dependem de um planejamento maior, mais certamente serão postas em prática.

Quando concluído, o Plano Municipal de Agricultura de Capinzal será apresentado para  todos os envolvidos na elaboração, para que possa ser aprovado.