Encerradas as atividades da Semana do Meio Ambiente de Capinzal

O município de Capinzal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e PESMS (Programa de Educação em Saúde de Mobilização Social), avalia as atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente de forma positiva.

A instalação do Bigdoor no dia 04 de Junho pela manhã, no acesso a cidade alta, com uma mensagem educativa sobre a Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto, ficará exposto no local por um período de dois meses, essa exposição causou um impacto positivo, pois é o primeiro Bigdoor instalado no município de Capinzal.

As atividades do período da tarde neste mesmo dia, no calçadão, entre 14 e 17 horas, tiveram a participação das ONGs (Água Viva, S.O.S Natureza, Fauna Amiga), PESMS, Departamento de Meio Ambiente, SIMAE, CONDEMA e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos por estas instituições. Nesse momento a população pode participar tirando dúvidas e conhecendo essas organizações.

No dia 05 de Junho, dia Mundial do Meio Ambiente foi realizado o lançamento de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

O Plano Municipal visa atender a Lei Federal nº 12.305/2010, que trata dos resíduos sólidos e possibilita ao Município, estabelecer parcerias com diversos órgãos para a realização de ações relativas aos problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes ao manejo inadequado dos resíduos sólidos. Neste encontro estiveram presentes autoridades do Município de Capinzal, onde puderam estar a par do processo de elaboração desse Plano. Não podemos deixar de ressaltar a participação do Engenheiro Agrônomo, o senhor Alesandro Muniz Pereira, atualmente Secretário de Administração, Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município de Urupema, onde já foi também Secretário da Agricultura e Meio Ambiente no período de 2005-2009 em Urupema. O mesmo abordou a experiência do município em relação ao sistema de coleta seletiva, que funciona lá a pelo menos dez anos.

E também contamos com a presença do Professor Elton Magrinelli, Biólogo, consultor ambiental e coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Carlos Drummond de Andrade, do município de Capinzal, que apresentou a palestra sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com a Lei Federal nº 12.305/10.

O plantio de árvores nativas realizado no dia 07 de Junho, pelo período da manhã, próximo a estação de tratamento de esgoto no Loteamento Novo Horizonte, teve a participação das instituições: SIMAE, Departamento de Meio Ambiente, PESMS, Associação de Moradores do Novo Horizonte, Escola de Educação Básica Mater Dolorum, Agentes Comunitários de Saúde e autoridades do Município. Essa atividade foi um sucesso, pois teve um grande número de participantes e foram efetuadas o plantio de pelo menos 290 mudas de árvores nativas. No decorrer dos dias a comunidade local irá efetuar os cuidados com a manutenção dessas mudas, para que elas possam crescer e desenvolver a sua função.

No encerramento das atividades alusivas a Semana do Meio ambiente, nesta segunda-feira dia 10 de junho, às 09 horas, aconteceu no segundo andar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, a entrega dos encartes do Concurso de Redação, Crônica e Desenho que aconteceu no ano de 2012, com o TEMA: "Minha cidade antes e depois do Sistema de Tratamento de Esgoto", e teve a participação da escola estadual: São Cristovão e das escolas municipais: Bernardo Moro Sobrinho, Viver e Conhecer, Dr. Vilson Pedro Kleinubing, e das escolas particulares: Carlos Drummond de Andrade e Centro de Educação e Inovação (CEI). Essa atividade foi de extrema importância para a valorização dos nossos alunos que venceram o concurso e principalmente para conscientização da população em geral.

A equipe organizadora da semana do Meio Ambiente: PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social) e Departamento de Meio Ambiente, agradecem a participação de todas as pessoas envolvidas nessas atividades e reconhecem a importância da mobilização social para a construção de uma sociedade ecologicamente correta e socialmente justa.