Realizada em Capinzal a etapa intermunicipal da II Conferência Nacional de Educação

Nos últimos anos, houve vários movimentos de mobilização da sociedade para articular a educação por políticas de Estado que resultam da ampla participação. Foram inúmeras as conferências educacionais, com destaque para a 1ª Conferência Nacional de Educação (CONAE) ocorrida no ano de 2012, resultado de parceria entre os sistemas de ensino, os órgãos educacionais, o Congresso Nacional e Sociedade Civil.

O CANAE II será realizado em Brasília no ano de 2014 e será precedida de Conferências Municipais, Intermunicipais, Estaduais e Distritais.

Neste sentido, foi realizada nesta quarta-feira, (24), a etapa intermunicipal, onde a educação municipal, estadual e particular de Ouro e Capinzal estiveram de forma coletiva, propondo caminhos para a educação brasileira.

O evento foi realizado no Centro Educacional Prefeito Celso Farina de Capinzal e contou com palestras e discussões baseadas nos sete eixos da Conae 2014:

– O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;

– Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;

– Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;

– Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;

– Gestão democrática, participação popular e controle social;

– Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

– Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Na oportunidade foram eleitos os 04 delegados de Capinzal e 04 delegados de Ouro que estarão representando os municípios no dia 15 de maio, em Joaçaba, da Conferência Intermunicipal, que envolverá os 14 municípios que integram a SDR Joaçaba e a Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc). As propostas debatidas nessa etapa serão levadas à conferência estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional de Educação.

Delegados de Capinzal:

Representante dos Gestores – Cristiane Dambros.

Representante dos trabalhadores em educação – Isolete Riquetti.

Representante dos estudantes – Sidnei Poier.

Representante das APPs – Josiane Fresleben.

Delegados de Ouro:

Representante dos Gestores – Lucia de Giacometti.

Representante dos trabalhadores em educação – Tereza Faccin.

Representante dos estudantes – Robson Massom.

Representante das APPs – Mavis Borsoi.