Boaretto participa de inauguração de sistema de tratamento de lodo no interior de SP

Tecnologia foi desenvolvida por empresa capinzalense

O Prefeito Leonir Boaretto prestigiou na última quinta-feira, dia 22, no interior de São Paulo, a inauguração do Sistema de Tratamento de Lodo da Estação de Tratamento de Esgoto(ETE) da cidade de Araraquara. Boaretto acompanhou o empresário Marius Juliano Farina, proprietário da Fast Indústria e Comércio, empresa responsável pela implantação do referido Sistema.

O Sistema recém-inaugurado permite a dragagem, o desaguamento e a secagem térmica do lodo acumulado nas lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto. A obra recebeu investimentos de cerca de R$ 6 milhões, sendo R$ 3,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) e R$ 2,3 milhões de recursos do Departamento Autônomo de Água e Esgoto(DAEE) de Araraquara. O sistema é pioneiro no Brasil em módulos operacionais de lagoas de aeração e sedimentação.

Além da comitiva capinzalense, prestigiaram o ato inaugural o prefeito anfitrião Marcelo Barbieri, o superintendente do DAEE, Guilherme Soares Ferreira, representantes da CEF e lideranças políticas do Município. Durante a inauguração, Boaretto enalteceu a expansão do setor metal-mecanico de Capinzal e a utilização de tecnologia desenvolvida no Município em empreendimentos desta natureza em outros estados. “Parabenizo a Fast, ao empresário Marius Farina e todos os seus colaboradores pela iniciativa pioneira que, seguramente, será expandida para outras cidades e outros estados do país” afirmou Boaretto.

A Fast Indústria e Comércio Ltda é a responsável também pela implantação da primeira estação de tratamento de esgoto de Capinzal. A obra está sendo executada próximo a Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito com investimento de R$ 365 mil. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) do Governo Federal. A ordem de serviço foi assinada no dia 03 de outubro pelo Prefeito Leonir Boaretto.

Araraquara

A Estação de Tratamento de Esgoto de Araraquara trata 100% dos esgotos produzidos na cidade e o produto gerado durante o processo de tratamento, no caso o lodo, passou a ser removido das duas lagoas de sedimentação por meio de dragagem e encaminhado para uma nova instalação, que abriga o sistema de secagem.

O processo engloba a secagem e inertização do lodo, sob temperatura de até 300 graus centígrados, a partir do uso do gás GLP, e depois o produto é descartado em aterro sanitário, sem risco ao meio ambiente.

Pelo sistema, o secador tem capacidade de produzir 700 quilos de lodo seco por hora e a draga pode retirar até 70 metros cúbicos/hora das lagoas.

Cada lagoa da ETE tem capacidade de reter 35 mil metros cúbicos de lodo e a estimativa é que a remoção de todo esse volume seja feita em um ano.

Fast

A Fast Indústria e Comércio Ltda, empresa do ramo metal-mecânico, fundada em 1995, está localizada em Capinzal, e dedica-se a fabricação de equipamentos e sistemas  para o tratamento de efluentes industriais, tratamento de água, separação de fases, equipamentos para compostagem e, visando assim a valorização de resíduos.

Atua ainda na formatação de projetos e assessoria ambiental na área de tratamento de efluentes industriais e sanitários, tendo desenvolvido o Sistema Fast Ecologicamente Correto, com equipamentos e sistemas instalados em várias empresas do território nacional e países da América do Sul. Focada em otimizar o investimento do cliente, além de garantir os rendimentos e a produtividade de seus produtos, a Fast tem como compromisso oferecer serviços diferenciados.

Primando  pela qualidade do que produz e comercializa, a Fast conquistou a certificação da ISO 9001:2008, garantindo a seus clientes produtos e serviços de primeira linha. A empresa gera atualmente cerca de 120 empregos diretos. (Colaboração – Jornal Imparcial/Araraquara).