Secretaria da Educação capacita profissionais que atuam nas bibliotecas municipais

A Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha, da comunidade de Lindenberg, sediou na tarde desta quinta-feira, dia 31, o segundo encontro das profissionais que atuam nas bibliotecas da rede municipal de ensino de Capinzal. Literatura infantil e formação de novos leitores foram os temais centrais da reunião.

O encontro integrou o Programa de Capacitação instituído pela Secretaria da Educação, Cultura e Esportes neste ano. O trabalho abrange as bibliotecas dos 10 estabelecimentos de ensino mantidos pelo Município – 04 escolas, 04 centros de educação infantil e duas creches -, a Biblioteca Pública central e as bibliotecas comunitárias que funcionam em Vidal Ramos e Vila União.

A capacitação busca, por meio da troca de experiência e da analise técnica do conteúdo, melhorar o ambiente das bibliotecas e estimular o gosto pela leitura. O primeiro encontro foi realizado no dia 28 de fevereiro, na Escola Dr. Vilson Pedro Kleinubing, no Loteamento Parizotto e o próximo será dia 29 de abril, na Escola Bernardo Moro Sobrinho, na Vila Sete de Julho.

O Secretário Marcio Silva e a Diretora de Ensino Rosangela Scheuerman participaram da capacitação. O projeto está sendo coordenado pela profissional Eliziane Maria Alves, formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Secretaria da Educação também está implantando gradativamente o projeto para informatização de todas as bibliotecas municipais. A meta é cadastrar todos os cerca de 60 mil livros disponíveis. O procedimento vai permitir o controle simultâneo de todos os empréstimos e devoluções efetuadas nos estabelecimentos.