Público superior a 04 mil pessoas prestigiou a I Feira do Livro de Capinzal

A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes estima que pelo menos quatro mil pessoas prestigiaram a I Feira do Livro de Capinzal, na última quarta-feira, dia 15. A Praça Pedro Lélis da Rocha, palco do evento que homenageou o escritor Monteiro Lobato, ficou tomada pelo público durante todo o dia.

Além da exposição e a comercialização de obras literárias, a Feira brindou o público com mais de uma dezena de outras atrações. O Lions Clube realizou a campanha para a arrecadação de livros infantis. O Centro Espírita Amor e Caridade e a Seicho No Ie comercializaram obras relacionados a suas filosofias, enquanto que a Rede Feminina de Combate ao Câncer desenvolveu atividades de conscientização.

Os estabelecimentos de ensino públicos e particulares também marcaram presença. A Escola Municipal Viver e Conhecer realizou a pintura facial. A Educação de Jovens e Adultos(EJA) desenvolveu o Projeto Computarte – obras de arte produzidas a partir de peças de computador em desuso. A escola Mater Dolorum contribuiu com a contação de histórias e as escolas Bernardo Moro Sobrinho e Belisário Pena realizaram a exposição de trabalhos. Coube ao Centro de Educacional Inovação (CEI) a apresentação da Janela Literária – a confecção de um livro a partir de objetos escondidos na janela – e ao Colégio Drummond a animação do público com os principais personagens de Lobato.

Individualmente muitas pessoas contribuíram para o sucesso da Feira. As professoras Vivian Golin e Rosangela Scheuerman contaram histórias infantis para estimular a leitura. Mara Korb e Helena Brandini expuseram suas obras de arte e o escritor Orací Souza Duarte aproveitou para vender seu livro “O Conselheiro Ideal”. A Escola Municipal de Música e a UNOESC também tiveram participação marcante no evento.

O Centro de Apoio e Desenvolvimento a Criança e ao Adolescente (CECON) e a Associação Municipal de Mulheres Agricultoras (AMMAC) aproveitaram o evento para comercializar peças de artesanato.

Na opinião do Secretário da Educação, Marcio Silva o evento foi um sucesso e serviu de base para outros que serão realizados daqui para frente. A Secretaria externa seu agradecimento a todas as entidades, pessoas, escolas de Capinzal, Ouro e Zortéa pela participação e, em especial, a Ody Comércio e Representação Ltda.