Capinzal lança o Plano Municipal de Saneamento Básico

Mais de 80 pessoas, incluindo lideranças políticas, representantes de entidades, conselheiros do Orçamento Participativo e estudantes, participaram da audiência pública que marcou o lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo, na noite da segunda-feira, dia 15, no auditório da Câmara de Vereadores.Logo no princípio do encontro, o prefeito Leonir Boaretto reiterou que o poder público está empenhado em resolver os problemas relacionados ao saneamento básico e que isso só será possível com a participação ativa da população. Segundo ele, Capinzal pretende realizar um trabalho pioneiro neste setor.  O secretário da Administração e Finanças, Edson Cassiano destacou a importância do Plano e apresentou os agentes diretamente envolvidos na sua elaboração, incluindo os servidores do executivo, SIMAE e EPAGRI. O geólogo Jorge Augusto da Silva, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (INDESSC), um dos consultores do Plano, destacou que o trabalho será desenvolvido com base nas nove sub-bacias do Município. Detalhou as fases de desenvolvimento e confirmou que até o dia 31 de dezembro deste ano, o estudo estará concluído.O Plano consiste na elaboração do diagnóstico e do planejamento para investimentos nos quatro elementos do saneamento, sendo água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial.A agenda de elaboração do plano prevê para os próximos dias a realização de audiências setoriais para a apresentação do projeto e a eleição dos delegados para a Conferencia Municipal. O primeiro encontro está agendado para o dia 23 deste mês, às 19h, no centro comunitário de Alto São Roque reunindo moradores das localidades de Linha Residência, Alto Residência, São Roque e Alto São Roque. No dia 25, no mesmo horário, a audiência pública será no Centro Comunitário do Bairro São Cristóvão com a participação de representantes das entidades municipais, especialmente clubes de mães, grupos de idosos, associações de moradores, estudantes e a comunidade em geral de toda a área urbana do Município.No dia 13 de abril, o encontro será no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro envolvendo todas as localidades do entorno da sub-bacia do Rio Santa Cruz. No dia 15 de abril, a audiência pública será no Centro Comunitário de Lindenberg para as localidades de Alto Alegre, Lindenberg, Vidal Ramos, Linha Divisa, Linha Oficina, Capitel Santo Antonio e Barra do Pinheiro.Em todos estes encontros serão eleitos os delegados para a 1ª Conferencia Municipal de Saneamento Básico, marcada para 30 de abril, no plenário da Câmara de Vereadores. A participação da sociedade é fundamental para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que norteará os investimentos públicos no setor para os próximos 20 anos.