Projeto Arte na Praça reúne bom público apesar do frio
Foi realizado no último sábado, dia 13, na Praça Pedro Lélis da Rocha, o Projeto Arte na Praça. Muitas atrações artísticas e atividades voltadas a conscientização ambiental foram oferecidas aos visitantes. Apesar do frio de sete graus, um bom público prestigiou o evento organizado pela Secretaria da Educação, através da Diretoria de Cultura, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis.
Além do foco no Dia C dos Namorados, o Arte na Praça enfocou o tema “Meio Ambiente”. Pelo menos quatro entidades desenvolveram atividades voltadas a conscientização ambiental para população.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente distribuiu gratuitamente mudas de plantas frutíferas e ornamentais, sementes de hortaliças do Programa de Hortas Comunitárias e materiais orientativos a população. A Associação SOS Natureza promoveu campanha para adesão de novos membros e exibiu numa tenda improvisada vídeos que denotam o trabalho de preservação do Rio Capinzal. O “Cinema na Praça”, idealizado em parceria com o Escritório da Epagri, teve direito inclusive a pipoca. Já o Lions Clube deu seqüência ao projeto para o recolhimento de resíduos tecnológicos. Diversos computadores e outros equipamentos em desuso foram entregues pela comunidade.
A programação, que se estendeu até o final da tarde, contou com a participação dos alunos e professores da Escola de Música Sonho Meu. Vários números de canto, violão, acordeom, bateria e teclado foram apresentados na concha acústica. Pelo menos três bandas formadas por alunos da Escola tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento.
No período da tarde, crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Segundo Tempo da Secretaria de Educação de Ipira também se apresentaram demonstrando excelente performance na dança e nos números de violão e bateria.
No encerramento do Arte na Praça, como parte da programação do Dia C dos Namorados, a CDL de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis sorteou três diárias com acompanhante para hotéis da região. Eduarda Tozati foi contemplada com a diária oferecida pelo Hotel Antares, Olimpio da Costa com a diária para o Hotel Tirol de Treze Tílias e Leonice de Lima foi brindada com a diária no Thermas Parque Hotel de Piratuba.
Para a Diretora de Cultura, Doraci Bazzo os objetivos novamente foram atingidos. Apesar do frio, muitas pessoas prestigiaram o evento. “O tema trabalhado pelas entidades contagiou a todos, pois a problemática do “Meio Ambiente” é preocupação de toda a sociedade” declarou. Para Juliana Michelotto, presidente da CDL, “o evento se torna forte quando unimos as forças em torno do mesmo objetivo”.
O Projeto Arte na Praça é realizado sempre no segundo sábado de cada mês com o objetivo de democratizar a utilização da Praça Pedro Lélis da Rocha, no centro da cidade, através de exposições e da mostra de talentos.